• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Candido Portinari é o homenageado na quarta apresentação do projeto Arte ConVida da Unifor

No elenco do esquete estão Jotacílio Martins e Alexsandro de Abreu (Foto: Ares Soares)

Projeto Arte ConVida, do Grupo Mirante de Teatro Unifor, da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – estreia sua quarta apresentação, “Por ti, Porti”, no próximo sábado 4 de maio. Nesta edição, duas obras de Candido Portinari“Cabeça de Mulato” e “Menino com Gaiola”, ganham vida ao saírem de suas telas, e trazem reflexões sobre a liberdade. Com entrada gratuita, o esquete será apresentado às 16h, no Espaço Cultural Unifor (2º andar). 

O renomado artista plástico brasileiro será homenageado pelos atores Jotacílio Martins e Alexsandro de Abreu; o texto é de Roberta Bonfim.  A diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor, Hertenha Glauce, que assina a produção e direção do espetáculo, garante que a apresentação vai encantar, divertir e emocionar. “A ideia do esquete surge a partir da importância da obra “Cabeça de Mulato”, criando uma relação com a obra “Menino com Gaiola”, trazendo questões sobre a liberdade até que as reflexões tornam-se ponte para o diálogo, a brincadeira transforma solidões em parceria”, conta.

O Projeto Arte ConVida é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Acadêmica (Virex), por meio da Divisão de Arte e Cultura, e foi idealizado para comemorar os 40 anos do Grupo Mirante de Teatro Unifor. As apresentações, voltadas para para crianças, jovens e adultos, acontecem quinzenalmente, aos sábados, com peças curtas a partir de obras e artistas que estão expostos no Espaço Cultural Unifor. O Projeto alia duas manifestações artísticas muito difundidas pela Fundação Edson Queiroz, artes visuais e artes cênicas, como forma de promover o conhecimento e o interesse do público infanto-juvenil pelas artes.

Cabeça de Mulato

A icônica obra de Candido Portinari, “Cabeça de Mulato”, pode ser apreciada na exposição Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso, de forma virtual, no Núcleo Diálogos, do Espaço Cultural Unifor. Com auxílio da inteligência artificial, o visitante pode interagir com o personagem retratado. A peça original, que faz parte do acervo do colecionador, encontra-se emprestada para a 60ª Bienal de Veneza, na Itália.

O recurso interativo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia (DTec), por meio do Laboratório Vortex, e pela Vice-Reitoria de Extensão (Virex) da Unifor. O “mulato” de Portinari foi modelado em 3D, animado, e fala com o visitante da exposição por meio de monitor de TV, dando informações sobre o artista e a obra. O desenvolvimento do projeto contou com a participação de alunos dos cursos de Ciência da ComputaçãoEngenharia da Computação e do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor.

Sobre Cândido Portinari

Candido Portinari nasceu em 29 de dezembro de 1903, na cidade de Brodowski, em São Paulo. Estudou desenho e pintura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, não demorando para atingir fama como pintor e expor suas obras no Brasil e no exterior. Até sua morte, em 6 de fevereiro de 1962, Portinari pintou mais de cinco mil obras.

Considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional, o artista faz parte do Neorrealismo brasileiro, movimento artístico de caráter modernista. Em suas obras Portinari aborda a temática social, além de elementos expressionistas e cubistas.

Serviço

Por ti, Porti

Data: 4 de maio de 2024

Horário: 16h

Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321)

Entrada gratuita

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *