• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Régis Bonvicino lança ” a nova utopia”

Previsto para ser lançado em 2018, o livro de poemas a nova utopia, editora Quatro Cantos, só pode ser concluído neste ano pelo autor Régis Bonvicino e tem lançamento oficial previsto para o dia 29 de setembro, na Livraria da Vila, em São Paulo. 

Iniciado em 2014, a obra teve conclusão somente este ano por um motivo: a morte precoce de sua filha, Bruna, forçou o autor a ficar recluso por 1 ano. De acordo com o próprio poeta, esse tempo permitiu que mais poemas fossem feitos. “Posso dizer que além de ser o maior projeto escrito, também é o mais complexo”, explica.

A nova utopia reúne 67 novos poemas e o livro se alterna entre o gênero poema ele mesmo, prosa poética curta e prosa poética mais longa. É marcado por uma variedade linguística, decorrente de espelhamentos, ou seja, de uma investigação do mundo contemporâneo de miséria e de mendigos, de decadência e desesperança, aqui e no exterior, Brasil e Europa em cotejos, contrastes e confrontos. 

O cenário é a cidade: principalmente São Paulo, mas também Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, Paris, Nice, Roma, Sevilha, não para fins de “diário de viagens” mas para comparações e paralelos críticos. 

“O livro consiste numa tentativa de interpretação dessas realidades e não em um “discurso” sobre ela, ou como os poemas são minuciosamente construídos. Escrita seca, mas sensível, articulando arte e cultura no cotidiano duro das pessoas na contramão dos sentimentalismos etéreos”, explica Bonvicino.

Não é à toa que o livro está em branco e preto, ao trabalhar com personagens em nível de sobrevivência: fascismos, guerras, imigrantes, indiferença, fome, atentados etc. Nesse aspecto, pode-se dizer que, de algum modo, se relaciona com o neorrealismo italiano sobretudo o de Pier Paolo Pasolini e Roberto Rosselini. 

A nova utopia, ao penetrar na realidade das ruas e de seus conflitos, representa tentativa de buscar uma explicação para o caos e referida barbárie contemporânea. É um livro reflexivo e, por isso, não há nele poemas edificantes ou lugares de repouso. Seu tema mais central é o espaço público urbano degradado; os mendigos afloram como atores principais que não atuam; nos bastidores, os novos utopistas propõem, ambiguamente, suas ideias.

Primeiras impressões

O crítico cubano Ricardo Alberto Pérez observa que a poesia de Régis Bonvicino representa uma combinação feliz e pouco comum ao fundir a obsessão pela linguagem com a vocação intensa de estar nas ruas.

O crítico uruguaio, residente na Cidade do México, Eduardo Milán, escreve na orelha: “A lucidez poética de Régis Bonvicino se joga inteira quando evita toda nostalgia de outros tempos – tanto poéticos como históricos – para confrontar este presente histórico com o tempo da poesia”.

O poeta e crítico Luis Dolhnikoff assim se expressa: “Porque essa é uma poesia de uma beleza áspera e de uma imagética bruta, além de minuciosa. Disseca a seco a feiura caleidoscópica da cidade-mundo e do mundo urbanizado. E aproxima, afinal, a poesia brasileira contemporânea desse mundo até lhe roçar as chagas”.

O crítico Alcir Pécora afirma no prefácio do libreto Deus devolve o revólver (2019/2020): “A qualidade dessa poesia, por si mesma, é extraordinária – eis o que precisa ser dito antes de mais nada”.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *