Créditos: Nayra Maria / Instituto Cultural Iracema
Em uma celebração marcada por música, cultura e alegria, a cidade de Fortaleza recebeu na noite do sábado (13/04) um espetáculo à altura de sua história. O Festival Celebra Fortaleza, que faz parte da programação de celebrações dos 298 anos da cidade, trouxe para o Aterrinho da Praia de Iracema as cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata, grandes nomes da música brasileira.
A banda Borogodó abriu os festejos com um repertório voltado para o pagode e o samba. O grupo de amigas começou a tocar despretensiosamente em 2010, mas logo conquistou o Nordeste. Em seguida, o grupo Essas Mulheres levou à Praia de Iracema um show que reverencia o protagonismo feminino na música e tocou do samba ao brega.
A cantora Vanessa da Mata subiu ao palco e foi aclamada pelo público. No repertório, a cantora apresentou seu sétimo álbum de estúdio, “Vem Doce”, além de cantar seus grandes sucessos como “Vermelho”, “Não Me Deixe Só” e “Tomar um banho de chuva”. A artista emocionou os presentes ao puxar um “parabéns para você”, em homenagem à cidade.
Em entrevista exclusiva ao Instituto Cultural Iracema, a artista contou que se divertiu muito no show, que estava “extremamente feliz” em cantar para o público de forma gratuita. “Eu tenho extrema admiração pelo povo daqui. Não é à toa que eu sou muito bem recebida, porque é recíproco. Eu tenho um carinho, um amor muito grande, eu torço por essa cidade e por esse Estado, e eu acho que as pessoas sentem isso também”, declarou a cantora.
Para encerrar a noite, a cantora Preta Gil, com toda sua energia e carisma, animou os fortalezenses com seus hits contagiantes, como “Sinais de Fogo”, “Vá Se Benzer” e “Só o Amor”, além de apresentar o primeiro single de seu próximo EP, “De Volta ao Sol”, marcando seu retorno triunfal aos palcos após enfrentar desafios de saúde.
Preta Gil contou que tem uma relação muito afetiva com Fortaleza e que sua família tem raízes cearenses também. “Queria agradecer a Prefeitura de Fortaleza e ao Instituto Cultural Iracema, dizer que o trabalho de vocês é fundamental para a preservação e para a expansão da cultura e da arte aqui no Ceará. Fico muito feliz em estar aqui, trazida por vocês, que possamos estar juntos em muitas outras oportunidades”, enfatizou a cantora.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito José Sarto destacou a alegria de celebrar a data e anunciou novidades. “São 298 anos, e esta é uma celebração muito especial. O palco hoje é ocupado por mulheres, a banda Borogodó, o grupo Essas Mulheres e as cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil. É uma homenagem que a gente faz à Fortaleza das mulheres e às mulheres de Fortaleza. E comemoramos ao longo da semana toda entregando grandes equipamentos para a cidade, inclusive anunciando a criação do museu histórico de Fortaleza, que vai guardar a memória da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) Roberto Viana Júnior ressaltou que a festa de aniversário da cidade foi organizada para que a população pudesse curtir com muita segurança e tranquilidade. “E não pode faltar uma boa música, é por isso que a gente está aqui, nessa noite especial, com quatro apresentações de artistas mulheres, celebrando e afirmando a importância dessa classe artística, dessas mulheres, dessa comemoração dos 298 anos de Fortaleza”, pontuou.
Créditos: Nayra Maria / Instituto Cultural Iracema
Festival Celebra Fortaleza
O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.
Durante o mês de abril, o Festival Celebra Fortaleza continuará a oferecer uma programação cultural variada, distribuída por diferentes localidades da cidade, reafirmando o compromisso do Instituto Cultural Iracema em promover arte e cultura para todos.