• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Para celebrar Mês da Lei de Libras, Pinacoteca do Ceará destaca ações com foco na acessibilidade 

    Créditos: Marilia Camelo

    A comunicação por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é cada vez mais frequente e indispensável. Em abril, a Pinacoteca do Ceará celebra o Mês da Lei de Libras, sancionada em 24 de abril de 2002. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, garante a acessibilidade em 100% das programações. Neste mês, um conjunto de atividades relacionadas ao tema são destaque. 

    Entre outros pontos, a Lei de Libras determinou que fossem implementadas políticas de apoio e difusão da linguagem de sinais em instituições do poder público. Com essa iniciativa, a acessibilidade para pessoas surdas, até então deficitária e com pouca presença nos espaços públicos, passou a se tornar mais evidente e relevante. Como exemplos, estão a criação de cursos específicos para a formação de profissionais que atuam como tradutores e intérpretes da linguagem de sinais, filmes e programas de TV com audiodescrição, assim como sites e iniciativas na web que caminham na democratização e combate ao preconceito

    AÇÕES NA PINACOTECA DO CEARÁ

    A Pinacoteca do Ceará conta com uma supervisão responsável por pensar, propor e aplicar as políticas de acessibilidade no museu. Sob o comando da tradutora e intérprete em Libras Alana Oliveira, a equipe tem o papel de proporcionar uma experiência acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas que são surdas. Além de intérpretes em Libras durante as atividades, o museu oferece também audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas e peças táteis. 

    Apenas em 2023, foram realizadas 315 atividades acessíveis em Libras na Pinacoteca do Ceará, entre Aulas Abertas, Conversas de Ateliê, Visitas Mediadas, programas formativos e atividades infantis. Além disso, a Pinacoteca do Ceará vem oferecendo, mensalmente, visitas mediadas inteiramente em Libras nas diferentes exposições em cartaz. 

    Neste mês de abril, além das tradicionais visitas mediadas pela equipe de arte educação, o equipamento também destaca as Oficinas de Ateliê em bordado e crochê, voltadas exclusivamente para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras. O objetivo é, além de dialogar sobre a técnica, cultivar uma atmosfera de conversas e trocas

    Já no dia 25 de abril (quinta-feira), às 17h, o museu recebe o professor e artista Manoel Martins para a Conversa de AteliêO direito linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa”. A atividade é gratuita e voltada para pessoas surdas e sinalizantes em Libras. O objetivo do encontro é contribuir para a inclusão social de temas pertinentes da própria vida de Manoel Martins e da comunidade surda, tanto na educação quanto no cenário artístico. Apresenta ainda a interseccionalidade de ser surdo e negro, com o intuito de dialogar sobre o acesso linguístico.

    Além disso, a acessibilidade estará presente nas principais atividades deste mês, como a aula aberta “Os territórios da artemídia e os desafios da sua conservação”, com André Parente, e o minicurso “Introdução à História da Arte Afro-brasileira”, que será realizado de forma online. 

    SOBRE A PINACOTECA 

    Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

    SERVIÇO 

    O que: Pinacoteca do Ceará celebra Mês da Lei de Libras 

    Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro) 

    Acesso gratuito 

    Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.  

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *