• sex. nov 22nd, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Mito ou verdade: café faz mal ao coração?

    Mito! Quando tomado moderadamente, o café não faz mal para o coração, pelo contrário, os antioxidantes contidos no grão de café atuam na preservação dos vasos sanguíneos, uma vez que impede a ação nociva de radicais livres que prejudicam as paredes das artérias. Além de ser bom para o coração, os benefícios do café estendem-se para vários outros sistemas do corpo humano, colaborando para a preservação e proteção dos órgãos, bem como a prevenção de certos tipos de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

    Contudo, o excesso dessa bebida pode trazer vários problemas à saúde, principalmente aos indivíduos que apresentam alguma predisposição genética para doenças cardiovasculares. Essas pessoas precisam evitar o consumo de café em excesso, pois quando excedem a quantidade permitida, apresentam um aumento dos batimentos cardíacos, o que pode levar a um quadro de arritmia cardíaca ou uma morte súbita.

    Para o cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Ceará (SBC-CE), Ulysses Vieira, a cafeína em si, é um composto que age um pouco na parte do metabolismo cardiovascular e pode chegar a aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, porém, só terá algum prejuízo, se for realmente utilizada em excesso.

    “A cafeína quando consumida em excesso pode gerar alguns efeitos colaterais, como nervosismo, insônia, instabilidade, agitação, a pessoa pode ficar com uma certa desconexão em relação aos pensamentos e a fala. Essas alterações podem ocorrer quando uma quantidade equivalente a mais de 10 xícaras for consumida por alguém”, explica.

    O café é uma bebida bastante popular, tanto no Brasil como em outros países do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, 85% dos adultos consomem cafeína diariamente. E sua composição também traz benefícios, além de um excelente sabor.

    Dr. Ulysses afirma que o café possui outras substâncias na sua composição, como os polifenóis que são substâncias que ajudam em alguns aspectos do funcionamento do organismo. Diminuem o estresse oxidativo, melhoram a microbiota intestinal, modula o efeito da glicose e até mesmo o metabolismo das gorduras. Já a cafeína, um dos principais componentes do café, ajuda na estimulação cerebral da excitação, na diminuição da sonolência, aumenta por exemplo, a produtividade, além disso, pode contribuir um pouco no alívio da dor quando associada a alguns analgésicos.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *