• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

“Mais empatia, menos psicofobia” é o tema da campanha de combate a psicofobia da Associação Brasileira de Psiquiatria em 2024

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove em abril a campanha contra a psicofobia com o intuito de combater o estigma e o preconceito contra os padecentes de doenças mentais. Este ano o lema da campanha é “Mais empatia, menos psicofobia”. Realizada desde 2011, a iniciativa tornou a ABP uma referência e uma voz ativa na conscientização e combate ao estigma que envolve as doenças mentais.

O Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, em 12 de abril, já faz parte do calendário nacional, com diversos estados e municípios dedicando esforços para combater o preconceito e promover a inclusão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentam doenças mentais, aproximadamente 10% da população global.

O quadro alarmante é destacado por dados divulgados recentemente pelo Ministério da Previdência Social: em 2023, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais no Brasil, um aumento significativo de 38% em relação a 2022. Fica evidente a necessidade urgente de abordar a questão da saúde mental.

A campanha deste ano enfatiza a importância da empatia para com as pessoas que possuem doenças mentais. A ABP ressalta que o cuidado com a saúde mental é de extrema importância, reforçando a mensagem de que essas condições não são frescura e necessitam de tratamento adequado.

O preconceito em relação a doenças mentais muitas vezes decorre de uma falta de compreensão e de estereótipos enraizados na sociedade. Ao cultivarmos empatia, podemos desafiar essas percepções, promovendo um diálogo aberto sobre saúde mental. Quando as pessoas se sentem livres do julgamento, é mais provável que procurem tratamento adequado para transtornos mentais.

Ignorar os sinais de alerta pode ter consequências graves no futuro, como o suicídio. A campanha também busca destacar a importância de cuidar da saúde mental, incentivando práticas como boa alimentação, exercícios físicos, lazer e, quando necessário, busca por apoio psicológico. Juntos, podemos quebrar o ciclo da psicofobia e construir uma sociedade mais inclusiva e empática.

“Nosso objetivo é dar voz às vítimas de psicofobia, conscientizando a sociedade de que as doenças mentais merecem respeito e compreensão. O estigma pode levar à falta de tratamento e até mesmo ao suicídio, por isso é fundamental agirmos coletivamente”, destaca Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.

O preconceito em relação a doenças mentais muitas vezes decorre de uma falta de compreensão e de estereótipos enraizados na sociedade. Ao cultivarmos empatia, podemos mitigar esses preconceitos, promovendo um diálogo aberto sobre saúde mental. Quando as pessoas se sentem livres do julgamento, é mais provável que procurem tratamento adequado.

Ao enfrentarmos o preconceito, não apenas abrimos portas para a construção de redes de apoio, fortalecemos os laços sociais e criamos um ambiente mais acolhedor, mas também promovemos uma cultura que valoriza a diversidade e o respeito pela jornada única de cada pessoa em relação à saúde mental.

Conheça mais sobre a campanha:

https://www.psicofobia.com.br

SERVIÇO

 “Mais empatia, menos psicofobia” é o tema da campanha de combate à psicofobia da Associação Brasileira de Psiquiatria em 2024

Site da campanha: https://www.psicofobia.com.br 

Contato:

comunicacao3@abp.org.br

(21) 97498-8822

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *