• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Sob gestão do secretário Renato Pinheiro, educação em Milhã volta a ocupar o 3º lugar no ranking nacional do Ioeb

ByJordan Vall

mar 29, 2024

O Ceará volta a ser destaque no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), com o município de Milhã ocupando a terceira posição. O relatório, que acaba de ser divulgado pela organização Roda Educativa, antiga Comunidade Educativa Cedac, mostra que o indicador 6,7 alcançado em 2021 foi mantido em 2023, ficando acima do indicador no Ceará (5,5) e no Brasil (5,1) no ano passado. Esse compromisso do secretário Renato Pinheiro com os alunos da educação infantil e do ensino médio, vem chamando a atenção de municípios cearenses e até de outros estados, que passaram a fazer intercâmbio em Milhã.

Distante 300 quilômetros da capital cearense, Milhã tem sido referência não apenas para Sobral, Morada Nova, Pacoti, Jucás, Senador Pompeu e Mombaça, mas para estados como Mato Grosso do Sul, que enviou educadores ao município por duas vezes por considerá-lo exemplo no país. O secretário Renato Pinheiro não tem medido esforços na formação dos alunos, garantindo um incremento de 18% no orçamento da pasta, que nos últimos três anos chegou ao montante de R$ 73 milhões, entre verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e recursos próprios.

Entre os resultados alcançados, destaque para o índice de aprovação que chegou a 99,9% nos anos iniciais e de 98,2% nos anos finais em 2022, com grande expectativa de repetir esse feito em 2023, cujo anúncio está previsto para acontecer até o próximo mês de maio. Além da valorização dos professores e da construção, reformas e ampliações das escolas, Renato Pinheiro, com o apoio do prefeito Alan Macêdo, investiu na modernização das salas de aula; nos laboratórios de informática e ciências; nas bibliotecas; nas quadras esportivas e na acessibilidade. Esses são alguns dos atrativos que tornaram o ambiente de ensino mais propício à aprendizagem e ao desenvolvimento dos jovens cearenses.

Nas sete escolas municipais estão matriculados, hoje, 2.229 alunos. Para o secretário da pasta em Milhã, Renato Pinheiro, “a confiança da população na qualidade da educação ofertada fez crescer essa procura nos últimos anos”. Somente na educação infantil (creche e pré-escola), de 446 matrículas em 2013 saltou para 810 em 2022, representando um aumento de 81,64%. Já no ensino fundamental, eram 2.410 matrículas em 2013 e em 2022 subiu para 2.831, um aumento de 17,47%. “A ampliação da oferta de vagas, aliada à qualidade da educação e à valorização das creches e pré-escolas, também reforçam o nosso compromisso com uma área tão importante para a vida de todo o cidadão”, acrescenta o secretário.

Separados por quase 373 quilômetros, Sobral enxerga Milhã como referência na educação. O secretário da pasta naquele município, Hebert Lima, reconhece o compromisso com os alunos não apenas de lá, uma vez que Renato Pinheiro compartilha o seu trabalho com outros municípios cearenses e também de outros estados. “Nós acompanhamos a série de ações, reformas, iniciativas e projetos realizados por ele ao longo dos últimos três anos que foram fundamentais para garantir, não só a qualidade, mas, acima de tudo, o desenvolvimento da aprendizagem e a oferta do ensino público”. Para Hebert, Renato Pinheiro vem fazendo um trabalho de excelência e alcançando importantes indicadores nacionais ao longo da gestão.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Ceará, professor José Marques Aurélio de Souza, tem sido muito importante o conhecimento que o secretário da Educação de Milhã tem compartilhado na entidade. “Nossa gratidão ao trabalho de Renato Pinheiro enquanto Undime, compartilhando conhecimento com outros municípios e até outras regiões do país”. Por duas vezes fazendo intercâmbio em Milhã, o secretário da Educação de Deodápolis, em Mato Grosso do Sul, Adriano Pimentel, acrescentou que o município inspirou o MS Alfabetiza no estado. “Hoje, o MS Alfabetiza vem dando apoio aos municípios de Mato Grosso do Sul. Inclusive, a partir dessa parceria conquistamos o quarto lugar entre as melhores escolas do estado”, comemora.

Conhecida como a Terra do Leite, Milhã tem sido destaque nacional na educação. Entre 2013 e 2021, o município registrou um crescimento significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos anos iniciais (42,86%) e nos anos finais (38,46%). O IDEB de Milhã (CE) superou a média estadual e nacional nos dois níveis de ensino, posicionando-o como referência em qualidade educacional. “Nós reconhecemos e ficamos felizes com esse progresso, no entanto, temos a consciência de que ainda há espaço para aprimorar o desempenho e alcançar a meta nacional de 6,0 para os anos iniciais e 5,5 para os anos finais do ensino fundamental ainda neste ano”, pontuou Renato Pinheiro.

Iniciativas próprias ou em parceria com os governos (estadual e federal), além de instituições nacionais e até internacionais, são outro diferencial da Secretaria da Educação de Milhã na implementação de diversas políticas públicas inovadoras. Entre elas, destaque para o Programa de Alfabetização na Idade Certa; Programa Mais Educação; Programa Escola Aberta; Programa de Transporte Escolar; Política de Tempo Integral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; Primeira Escola Bilíngue; Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP); Programa AABB Comunidade; Programa Saúde na Escola; e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros.

No caso do PNAE, o secretário Renato Pinheiro destacou a importância de valorizar a agricultura familiar local, principal fonte de renda do município. Em 2022, por exemplo, 80% dos recursos da merenda escolar foram destinados para eles, percentual superior ao exigido pelo programa, que é de 30%. Com esse incremento, o município aumentou em 168,17% o aporte de recursos na agricultura de Milhã. Já JEPP, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que foi implementado há três anos, incentiva os alunos no empreendedorismo por meio de aulas teóricas e práticas. Os produtos produzidos em sala são comercializados pelos próprios alunos durante eventos organizados pela Secretaria da Educação.

Com uma visão global sobre a educação, diversas outras iniciativas em Milhã merecem destaque. Entre elas: criação da carteirinha de estudante para os universitários do município; climatização em 70% das escolas; criação do projeto Leitura em Movimento, que incentiva a escrita literária, apoia escritores locais e amplia a quantidade de leitores no ambiente escolar; seleção e contratação de equipe multidisciplinar (psicólogo, pedagogo e assistente social); incentivo às feiras culturais e científicas; e até um Clube da Robótica, que visa despertar a curiosidade nos alunos da educação infantil (cinco anos) e das turmas do ensino integral (1º ao 5º ano e 9º ano). “A educação de Milhã prioriza a modernização das nossas instituições para oferecer mais qualidade no ensino, que deve sempre acompanhar a qualidade e estar em sintonia com a evolução que acontece no mundo”, concluiu o secretário.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *