Em um cenário onde a magia dos contos se une à imaginação, estreia o 3º Festival Horizonte de Histórias. Com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o projeto, que promove a materialização do desejo dos encontros para resgatar, reverenciar, festejar, encantar e potencializar a arte da palavra, começa seu ciclo de contação de histórias. De 13 a 19 de março de 2024, estudantes de escolas públicas do DF e público externo poderão conhecer mais da diversidade autoral dos autores selecionados. Os contos selecionados envolvem temáticas importantes como inclusão, cidadania e respeito.
No dia 13 o ciclo ocupa duas escolas públicas, com contação apenas para os alunos. O Centro de Ensino Fundamental 01, localizado em Vila Planalto, “Deu Rato na Biblioteca”, será apresentado por Raquel Gonçalves, encantando os espectadores com a história de Racumim, um ratinho que mostra à sua mãe, Racutia, a magia dos livros, da biblioteca e da leitura. Enquanto isso, no Centro de Ensino Fundamental 02, em Candangolândia, “É Mais que um Mito, Cordel Os Dois Cabritos”, será apresentado por Letícia Mourão, com sua narrativa cordelizada e musical, destacando o poder da tolerância e da gentileza.
Abertas ao público, a contação de histórias continua no CEMI 1 Cruzeiro, com entrada franca, nos dias 18 e 19 de março de 2024. No dia 18, às 10h, Cristina Leite e Thaís Felizardo apresentarão “A Lenda da Cobra e do Sapo”, seguido por “Aí Vem o Crocodilo”, “A Festa no Céu” e “O Sapo que Não Queria Ser Príncipe – E a Moça que Não Estava Nem Aí para Príncipes”, conduzido por Zé Regino. Às 15h, Alessandra Barros apresentará “Histórias que Cabem na Mala”, seguido por “O Segredo Bem Guardado do Rei”, “O Papagaio Jacó” e “Chapéuzinho Amarelo e o Lobo Voltou”, pela Cia. do Fio. Às 20h, a Cia. Cafundó trará “Tâmara e Tamarindo na Terra das Coisas e das Pessoas Doces”, seguido por “O Velho e Suas Sabedorias” e “Botões na Rua”, de Karla Calasans.
No dia 19 de março de 2024, às 10h, a jornada começa com “A História do Mago Magoado”, uma fábula que explora aspectos da saúde mental infantil, seguido por “A Mulher de Mãos Luminosas”, Em seguida, “Somos o Que Somos e Não Cromossomos” apresenta um ator PCD compartilhando momentos biográficos, seguido por “História de Improviso”, onde o MC cria uma narrativa ao vivo com a ajuda da plateia. Já às 15h, “Rumpelstiltskin”, fala sobre um rei é enganado a acreditar que a filha de um pai ganancioso pode transformar feno em ouro.
A jornada continua com “O Macaco e o Papai Deus”, onde um macaco parte em busca de mais mel após provar pela primeira vez, seguido por “Bonita”, onde uma bruxa é confrontada por animais que sugerem uma mudança de aparência. E finalizando, “Elizabeth Tudo Pode” traz uma contadora de histórias que compartilha as histórias de várias mulheres importantes do Brasil.
Horizonte de Histórias
O presidente do Instituto Cidade Céu, Jones de Abreu, destaca que o festival em 2020, com o objetivo de dar visibilidade à arte de contar histórias, proporcionando oportunidades para novos artistas e promovendo diálogos com os mais experientes.
“O III Festival Horizonte de Histórias traz uma programação marcada pela diversidade de contos e representatividade de contadores formados por mulheres, indígenas, negros, artista PCD, rappers, LGBTQIAPN+ e 60+, refletindo os princípios que movem o Instituto Cidade Céu na construção de projetos culturais acessíveis e democráticos”, destaca o diretor-presidente da Instituição, Jones Schneider.
Serviço:
Evento: 3ª Edição do Festival Horizonte de Histórias – Jornada de contação de histórias
Site: https://horizontedehistorias.com/
Apresentações para escolas públicas:
13/03/2024
Centro de Ensino Fundamental 01 (Vila Planalto)
DEU RATO NA BIBLIOTECA (Raquel Gonçalves) –
Centro de Ensino Fundamental 02 (Candangolândia)
É MAIS QUE UM MITO, CORDEL OS DOIS CABRITOS (Letícia Mourão)
Apresentações abertas ao público.
CEMI 1 Cruzeiro (entrada franca)
18/03/2024, às 10h
A LENDA DA COBRA E DO SAPO (Cristina Leite e Thaís Felizardo)
AÍ VEM O CROCODILO (Thaís Felizardo e Cristina Leite)
A FESTA NO CÉU (Claudinha Flor de Cacau) –
O SAPO QUE NÃO QUERIA SER PRÍNCIPE – E A MOÇA QUE NÃO ESTAVA NEM AÍ PARA PRÍNCIPES (Zé Regino/artista convidado)
18/03/2024, às 15h
HISTÓRIAS QUE CABEM NA MALA (Alessandra Barros)
O SEGREDO BEM GUARDADO DO REI (Ana Solino)
O PAPAGAIO JACÓ (Carolina Braga)
CHAPÉUZINHO AMARELO E O LOBO VOLTOU (Cia. do Fio, com Luísa Toller e Tutti Mazzolini/grupo convidado) – Histórias de um Lobo bem diferente dos contos tradicionais infantis.
18/03/2024, às 20h
TÂMARA E TAMARINDO NA TERRA DAS COISAS E DAS PESSOAS DOCES (Cia. Cafundó
O VELHO E SUAS SABEDORIAS (Rêgo Júnior) –
BOTÕES NA RUA (Karla Calasans)
19/03/2024, às 10h
A HISTÓRIA DO MAGO MAGOADO
A MULHER DE MÃOS LUMINOSAS (Telma Braga) – A história de uma bela Mulher cujas mãos soltam raios de luz.
SOMOS O QUE SOMOS E NÃO CROMOSSOMOS (Lúcio Piatino/artista convidado) – Ator PCD passeia por momentos biográficos.
HISTÓRIA DE IMPROVISO (MC Madin/artista convidado)
19/03/2024, às 15h
RUMPELSTILTSKIN (Clarissa Portugal)
O MACACO E O PAPAI DEUS (Bruna Ledo e Carolina Cidade)
BONITA (Gisele Chiari)
ELIZABETH TUDO PODE (Juliana Zancanaro/artista convidada)
19/03/2024, às 20h
ALEMBRANÇAS DE UMBIGO (Lu Meireles)
ERA UMA VEZ… O AMOR E A ARTE TRANSFORMANDO SONHOS EM VIDA (LuShonda/artista convidada) – Drag Queen conta histórias de sua vida.
HISTÓRIAS INDÍGENAS (Grupo Moyrá da Tribo Kariri-Xocó/artistas convidados) – Dois indígenas contam histórias da tribo.
Realização: Instituto Cidade Céu
Apoio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
Redes sociais: https://www.instagram.com/horizontedehistorias/
Site oficial: https://horizontedehistorias.com/