Sentir cheiro de gasolina dentro do carro pode ser um sinal de alerta para problemas que exigem atenção imediata. Segundo Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, o odor indica que há vazamento de combustível, o que pode gerar riscos de incêndio e explosão. O especialista ajuda a identificar as possíveis causas, e o que fazer ao identificar alguma delas.
Dentre as causas, de acordo com Antônio, podem estar vazamentos no tanque, tampa, na tubulação ou nos injetores; trincas ou rachaduras na mangueira que leva o combustível do tanque ao motor; falhas na bomba, responsável por enviar a gasolina para o motor; ou até mesmo entupimentos no filtro de combustível, causando a evaporação da gasolina e odor no interior do veículo.
Ao identificar o odor forte de gasolina no carro, o especialista orienta parar o carro imediatamente, em um local seguro, e desligar o motor para evitar o risco de incêndios, explosões, ou problemas de saúde decorrentes da inalação do vapor, tais como dores de cabeça, náuseas, tonturas, irritação nos olhos e até mesmo intoxicação.
“Evite ligar o carro novamente até que o problema seja solucionado. Se não conseguir identificar a origem do cheiro ou se não se sentir seguro para realizar a inspeção, procure um mecânico especializado para diagnosticar e solucionar o problema”, orienta Antônio José.
De acordo com o profissional, é importante levar o carro para revisões periódicas em um mecânico de confiança para verificar o sistema de combustível e evitar problemas futuros, além de ficar atento aos sinais de alerta. “Preste atenção a qualquer sinal de problema no sistema de combustível, como dificuldade na partida do carro, perda de potência, aumento do consumo ou cheiro de gasolina. Outro ponto, é abastecer em postos confiáveis para garantir a qualidade da gasolina e evitar problemas no sistema de combustível”, pontua.