Alavancar e fazer uma empresa ou marca prosperar depende de vários fatores, e não é uma tarefa fácil. No entanto, para alcançar sucesso e estabilidade, existem estratégias que podem auxiliar nesse processo. Uma delas é o Employer Branding, técnica que tem ganhado força dentro das corporações.
O método, que tem como tradução “marca do empregador”, consiste em um conjunto de ações para gerar uma percepção positiva do mercado em relação a empresa como local de trabalho. De acordo com a especialista em branding, Céu Studart, a aplicação do Employer Branding pode facilitar diversos processos dentro da empresa, inclusive o de recrutamento.
“Quando a empresa implementa essa estratégia da maneira correta, acaba promovendo um senso de orgulho e de pertencimento por parte dos colaboradores, e, através disso, promove também uma imagem positiva da marca no mercado. Isso ajuda bastante em vários processos, como o de recrutamento e seleção, tornando a marca um ímã para grandes talentos”, explica Céu Studart.
Além de facilitar processos, o desafio de manter um ambiente de trabalho saudável, sobretudo para os colaboradores, é mais uma missão para as grandes empresas. De acordo com pesquisa da plataforma de recolocação Empregos.com.br, três em cada quatro profissionais desejavam mudar de emprego em 2023. O relatório ainda revelou que em 81% desses casos a motivação é insatisfação com o trabalho atual.
“São números de fato alarmantes. Através da prática do Employer Branding, é possível que se mude essa realidade. Essa estratégia de construir ações de promoção da marca como uma boa empregadora, acaba gerando o inverso da pesquisa citada. Os colaboradores que vão atrás da marca, eles vão querer trabalhar naquela empresa. Isso acarreta também em uma melhora no clima organizacional, fazendo até com que os trabalhadores se tornem embaixadores, divulgando a organização de maneira orgânica”, explica a especialista.
No entanto, ainda de acordo com Céu Studart, mesmo que os resultados sejam bastante positivos, para a implementação da estratégia de Employer Branding a marca precisará realizar uma série de atividades, como análise da empresa como um todo e do quadro atual, jornada de trabalho ideal, comunicação interna, além de rituais com o setor de recursos humanos.