O Carnaval chegou e, com ele, a vontade de usar glitter para completar a fantasia. Mas é preciso ter cuidado para que o brilho não prejudique a saúde da pele. A dermatologista Carolina Fechine, diretora da Clínica Ellevate, alerta que ele pode causar irritação, alergias e manchas na pele.
“O glitter é feito de plástico, que é um material que pode causar dermatites. Além disso, as partículas de glitter podem obstruir os poros, levar a hipercromias e piorar acne”, explica a profissional.
Para evitar problemas, a dermatologista dá algumas dicas:
– Escolha glitter biodegradável: ele é feito de materiais naturais, como celulose ou mica, e é menos irritante para a pele;
– Aplique o glitter com cuidado: evite esfregá-lo na pele, para não causar lesões. Aplique-o com um pincel macio ou com os dedos, dando leves batidinhas;
– Use filtro solar e um primer: eles ajudam a prevenir manchas e a fixar o glitter, evitando que se espalhe;
– Remova o glitter com cuidado: use um demaquilante à base de óleo e depois lave o rosto com sabonete facial.
“É importante cuidar da pele antes, durante e depois do uso de glitter na make. Antes de usá-lo, faça um teste em uma pequena área da pele para verificar se há alguma reação alérgica. Durante o Carnaval, evite usar em áreas sensíveis, como os olhos e os lábios. Depois, remova-o completamente. Seguindo essas dicas, você pode aproveitar melhor sua folia, evitando danos na sua pele.