• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Ministério da Saúde inclui ansiedade, burnout e depressão na lista de doenças relacionadas ao trabalho 

Após 24 anos desde sua última atualização, o Ministério da Saúde divulgou uma significativa revisão da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, incorporando 165 novas patologias. Esta atualização expandiu o leque de diagnósticos, elevando de 182 para 347 os códigos de doenças reconhecidas nesse contexto. Entre as doenças incorporadas, ganham destaque a ansiedade, o burnout e a depressão, que agora figuram como enfermidades relacionadas diretamente às atividades laborais. 

De acordo com a psicóloga Fernanda Oliveira, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), as atividades laborais podem potencializar ou desencadear o desenvolvimento dessas doenças. “Precisamos considerar todas as dimensões da vida do indivíduo quando discutimos seu adoecimento psíquico: o emocional, o psicológico, o ambiente de trabalho, a dinâmica familiar e social”, ressalta a professora. 

Os números do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 2007 e 2022 revelam quase três milhões de casos de doenças ocupacionais atendidos, destacando que 52,9% desses casos estão relacionados a acidentes de trabalho graves.

“A prevenção desses casos requer cuidados tanto por parte das empresas quanto dos colaboradores. A nível individual, estratégias como buscar psicoterapia, apoio social (família, amigos, chefias e colegas de trabalho), a prática de exercícios físicos, esportes, hobbies, lazer e atividades em grupos são destacados como formas de manter o bem-estar emocional e psicológico”, explica a professora. 

A professora reforça ainda que para as empresas, medidas como o redesenho de tarefas, a promoção de intervalos durante o expediente, reuniões interdisciplinares, atividades grupais com colegas e chefias, grupos de treinamento em habilidades sociais e, em casos específicos, a readequação de atividades laborais são apontadas como possíveis ações para mitigar esses problemas.

“A inclusão de condições como ansiedade, burnout e depressão na lista oficial de doenças relacionadas ao trabalho reforça a necessidade de uma abordagem integrada, envolvendo esferas individuais e corporativas, visando a preservação da saúde mental dos trabalhadores e a promoção de ambientes laborais mais saudáveis e equilibrados”, conclui a professora. 

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *