• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

SDA cadastra fornecedores para PAA Indígena até dia 25 de dezembro

Com o objetivo de garantir a alimentação de povos indígenas de 19 municípios cearenses em situação de insegurança alimentar e nutricional, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza até o dia 25 de dezembro o cadastro de interessados em fornecer gêneros alimentícios para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Poderão se cadastrar povos indígenas, outros povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares pronafianos, cooperativas e associações.

O cadastramento para o fornecimento dos alimentos é prioritariamente voltado aos próprios povos indígenas, de outros povos e comunidades tradicionais. Caso não haja oferta suficiente para suprir a demanda por alimentação das famílias indígenas, as aquisições também poderão ser realizadas dos demais agricultores familiares. O trabalho conta com apoio da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado.

Os recursos são oriundos da Portaria nº 906, de 28 de julho de 2023, baixada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que disponibilizou R$ 3 milhões ao Ceará para serem investidos na compra dos alimentos no prazo de 12 meses. A aquisição de alimentos da agricultura familiar se dá no âmbito da Ação de Distribuição de Alimentos a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (ADA), por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea do Programa de Aquisição de Alimentos (CDS/PAA).

O PAA é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O governo compra alimentos diretamente dos produtores e os distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar. No Ceará, o PAA é coordenado pela SDA e executado em nível local pelas prefeituras municipais.

“Os alimentos vão ser destinados às escolas, CRASs e demais entidades sociais assistenciais que atendam indígenas, inclusive a Casa de Saúde Indígena (Casai)”, adianta a chefe a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece/SDA), Regma Queiroz.

Os municípios contemplados com o PAA Indígena são: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Carnaubal, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril. Para mais informações, os interessados devem enviar e-mail para paa.alimentos@sda.ce.gov.br ou ligar para (85) 3101-8151.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *