Com uma média impressionante de 217.481 brasileiros que realizam procedimentos anuais desde 2010, a Lipoaspiração emerge como uma das intervenções estéticas mais populares no Brasil, rivalizando apenas com a colocação de prótese de mama. A cada 24 horas, quase 596 brasileiros optam por esse procedimento, revelando uma demanda crescente. No entanto, surgem diversos mitos, especialmente por conta de intervenções não tão bem sucedidas.
Com o verão se aproximando, aumenta também a busca por procedimentos estéticos. A Farmacêutica Esteta, especialista em Estética Corporal, JeanyCosta, explica como funciona a lipoaspiração. “O intuito desse procedimento não é emagrecer, mas sim, eliminar a gordura localizada na barriga, nos braços, nas pernas, nas coxas, nas costas, na papada e em outras regiões do corpo, que não foi perdida apenas com a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta saudável. Por isso, não é indicada para quem deseja emagrecer e mais do que isso, é importante que o paciente esteja dentro ou próximo do peso ideal. No entanto, é impossível negar que os resultados da lipo contribuem para melhorar a aparência e o contorno corporal”, conta.
O Médico Cirurgião, diretor do Instituto WandembergBarbosa e membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Wandemberg Barbosa, acredita que é importante ter cuidado ao fazer este procedimento. “A Lipoaspiração deve ser feita por cirurgiões experientes e com conhecimento da anatomia das regiões a serem operadas. Existe risco de perfuração de órgãos intratorácicos ou intra-abdominais e quando ocorrem são catastróficos. Os fenômenos tromboembólicos também estão na lista de complicações, e são minimizados por uma boa avaliação pré-operatória, se estudando o paciente de maneira adequada. Outras situações que podem ocorrer em grau menor, são os hematomas, seromas, que é o acúmulo de líquido, além de alterações circulatórias da pele. Devo ressaltar que se retire no máximo entre 5 e 7% do peso corporal do paciente, para não haver problemas”, alerta.
Vale ressaltar, que o procedimento não é indicado para todos. “Pacientes muito acima do peso, problemas cardiorrespiratórios, que tenham varizes, sofram de alterações pulmonares (fumantes), idade avançada com potencial de morbidades, entre outros sintomas, normalmente identificados na avaliação pré-operatória, não devem fazer a lipoaspiração, ou qualquer outra intervenção cirúrgica estética”, esclarece o Médico Cirurgião.
Com o avanço tecnológico e a evolução da medicina e estética, há uma diversidade de tratamentos relacionados à Lipoaspiração. “A Lipo de alta definição, permite que se defina a parede abdominal e os músculos retos abdominais, deixando evidente os famosos ‘gominhos’. É para um tipo específico de pacientes que cultuam muito o corpo, igual aos fisiculturistas e esportistas, e o paciente tem tendência mais para o corpo magro”, detalha Wandemberg.
Devido ao interesse da população em alterar a aparência e melhorar a autoestima, vários procedimentos vão surgindo. Outra técnica bem procurada é a Lipoaspiração assistida por vibração: “Ela utiliza dispositivos vibratórios que auxiliam na quebra das células de gordura e facilitam a sua remoção. Essa técnica pode tornar o procedimento menos invasivo, reduzindo o trauma aos tecidos circundantes e diminuindo o tempo de recuperação”, explica a Esteticista Jeany.
Segundo o Médico Cirurgião, o tempo de recuperação é rápido, “normalmente em três dias o paciente estará bem recuperado, com nível de dor baixo, devendo iniciar a drenagem linfática em torno de sete dias no pós operatório, quanto mais cedo, mais rápido o tempo de recuperação. Além disso, ele deverá usar malha elástica entre duas a quatro semanas”.
Jeany também fala sobre os cuidados que se deve ter no pós operatório: “Fazer caminhadas leves por 15 minutos na primeira semana após a operação; usar cinta e meias apropriadas em tempo integral, inclusive para dormir; higienizar os curativos e secar bem as cicatrizes; retirar os pontos somente com o médico responsável pela cirurgia; evitar dormir sobre o local em que a gordura foi aspirada; priorizar alimentação leve e saudável”, finaliza a Farmacêutica Esteta.