O novo livro do colunista e promoter de marcas de luxo, Francisco Campelo, é um registro da cultura material e imaterial do estado. Intitulada “Mesas do Ceará”, a obra foi lançada na última quinta-feira (23), no espaço Barbra´s Náutico Atlético Cearense, novo espaço gastronômico do clube. O livro tem como pano de fundo mesas postas dos mais variados estilos e regiões do estado, passando pela capital, serra, sertão e litoral cearense.
Desde os estilos mais clássicos ao contemporâneo, Campelo apresenta a forma de receber de grandes e tradicionais famílias cearenses, além destacar particularidades dos seus acervos pessoais. “Meu objetivo, é que no final deste livro, o mundo consiga entender que o cearense também recebe com elegância, bom gosto e muito estilo”, afirmou o autor.
Com 260 páginas, capa dura e edição de alto padrão, o livro é uma edição de luxo série limitada, e conta com apresentação do jornalista cearense Lúcio Brasileiro e prefácio assinado pela empresária paulistana Fátima Scarpa, uma das principais e mais festejadas anfitriãs de São Paulo. “Uma produção do mais alto nível e com mesas que encantariam convidados de qualquer lugar do mundo. Uma honra ter sido convidada para escrever este prefácio”, disse a dona de um dos sobrenomes mais famosos da sociedade paulistana.
São 19 mesas montadas por famílias conhecidas do Ceará, preparadas pelas seguintes personalidades: Ana Claudia Cavalcante Canamary; Andréa Magalhães Aguiar; Déborah Sales Belchior; Denise Lucena Cavalcante; Fernanda Pinheiro de Freitas; Glaucia Barbosa Maia; Graça Dias Branco da Escóssia; Ione Felício Fiuza; José Carlos Valente Pontes; Karísia Andrade Pontes; Lara Ferreira Gomes Linhares Araújo; Manoela Correa Brandão; Maria José Rossi Jereissati; Marjorie Meyer Marshall; Rejane Carvalho Fujita; Rodrigo de Paula Pessoa Maia; Sandra Correa Lazera; Sávio Queiroz Costa; e Tida Gentil Philomeno Gomes Leal.
Sandra Lazera explica com detalhes suas escolhas e o processo de montagem da sua mesa, um dos muitos exemplos inspiradores contidos no “Mesas do Ceará”. “Comecei a montar a mesa com uma toalha em tom de verde, como homenagem à cor do mar do Ceará. Usei uma louça oriental linda que herdei da minha mãe, que tinha comprado nos anos 1950. Também usei taças e castiçais que me trazem lindas memórias, pois comprei na Indonésia, terra natal do meu saudoso marido, numa viagem que fizemos juntos. Sem dúvidas, são muitas referências cheias de amor na minha mesa”, detalhou.
Marjorie Marshal, por sua vez, traduziu a experiência como ‘o começo de um sonho’. “Projetar e idealizar uma mesa para ilustrar o livro Mesas do Ceará, contendo histórias e tradições da minha família inglesa, foi fascinante. Em cada detalhe, uma doce lembrança, algumas delas adormecidas pelo tempo, que foram resgatadas pelos objetos de família. O suave perfume das flores e o aroma de um perfeito Victoria Sponge Cake espalhado no ar”, relatou ela. Fotos: Marlon Maicon