• seg. nov 25th, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Regras e limites com o barulho em condomínios

Being renovated house, apartment renovation

Martelada, furadeira fora do horário permitido, arrastados de móveis e barulheira sem ser nas áreas comuns do condomínio são ruídos que para alguns não incomoda, mas para o outro vizinho da unidade ao lado é motivo de sobra para uma confusão. Afinal, quando acaba o direito do vizinho barulhento e começa o direito do outro de estar tranquilo em sua unidade, descansando após um longo dia de trabalho? 

Para a gerente de RH do Grupo Viper Condomínios, Eveline Holanda, sempre é importante ter bom senso. “Via de regra, os horários em que são permitidos fazer barulho estão na convenção e no Regulamento interno dos condomínios, que geralmente é no período de 8h às 22h. Mas realizar, por exemplo, as atividades domésticas e principalmente para aquele morador que chega na unidade, após às 22h é preciso usar o bom senso”, explica. 

A norma NBR 10152 da ABNT especifica que em residências o nível de ruído não deve ser maior do que 35 a 45 decibéis nos dormitórios e 40 e 50 decibéis na sala. “Ressalto que o morador prejudicado sempre relate ao síndico o problema, principalmente de forma escrita, no caso indico o uso do livro de registros, pois cabe ao síndico intermediar esses assuntos. O primeiro passo é uma conversa cordial, depois, se o problema persistir, uma notificação por escrito e se ainda assim a situação perdurar, multa”, diz a gerente da Viper Condomínios. 

“Em caso de obras, pedimos mais compreensão dos vizinhos. Quando feito dentro do horário estabelecido pelo Regulamento Interno, o barulho deve ser tolerado, desde que não se estenda por muito tempo. É importante ressaltar que o síndico tenha sempre uma atenção redobrada com as obras nas unidades, para ter a certeza de que a mesma não afetará a parte estrutural da unidade e do prédio”, pontua Eveline Holanda. 

Grupo Viper 

O Grupo Viper atua no Estado do Ceará na prestação de serviços de terceirização de mão de obra e facilities, vigilância armada e desarmada e gestão condominial. 

Há 26 anos, a empresa conta com equipes de profissionais altamente qualificados, que passam periodicamente por rigorosos treinamentos para se dedicar e cuidar do seu patrimônio e oferecendo os melhores serviços em prol do bem-estar dos clientes

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *