Torém, uma das mais tradicionais manifestações culturais dos povos originários do Ceará, principalmente do povo Tremembé. Em 2023, moradores da terra indígena Tremembé da Barra do Mundaú. Localizada no distrito de Marinheiros, no município de Itapipoca, litoral Oeste do no Ceará, onde estão situadas as aldeias São José, Munguba, Buriti do Meio e Buriti de Baixo, buscando a preservação de sua cultura gravaram o álbum Torém – Tremembé da Barra do Mundaú. A produção musical ficou a cargo dos músicos cearenses Orlângelo Leal e Caio Castelo. A obra está disponível nas plataformas digitais e também a live de lançamento disponível no YouTube.
A gravação aconteceu em março deste ano na aldeia de São José, Território Indígena – Tremembé da Barra do Mundaú, Itapipoca-CE. Mixado e Masterizado por Estúdio Orelha.
O Torém é a manifestação cultural que caracteriza este povo, nasce da relação do povo indígena com a natureza e da necessidade de manifestar e comemorar as boas colheitas e fartura, e da evocação da ancestralidade e dos espíritos encantados da mata. Assim, sua origem remete aos conhecimentos e saberes ancestrais, atualmente o Torém Ritual Sagrado vem sendo fortalecido desde 2002 com o reconhecimento do Povo e sua terra indígena, que vem na luta pela demarcação, preservação da cultura e dos recursos naturais existentes. Durante o ano, o povo Tremembé realiza muitas festas tradicionais e noites culturais como: Festa do Murici e Batiputá em janeiro; Festa de Yemanjá em fevereiro; Projeto Dia do Índio em abril; Festa da Farinhada em julho e rituais da lua cheia durante o ano inteiro. Com esta movimentada ação cultural floriu diversos compositores e compositoras que, contribuem na manutenção e ampliação do repertório das letras e melodias do Torém.
O álbum Torém – Tremembé da Barra do Mundaú é uma ação de preservação musical de um dos ritmos dos povos originários do Ceará na afirmação e fortalecimento na luta pela demarcação territorial bem como consolidação sonora de um ritmo típico de um povo. Com a disponibilidade do álbum “torém – Tremembé da barra do mundaú” nas plataformas digitais, possibilitará que pessoas do mundo inteiro tenham acesso à cultura musical produzida nas aldeias cearenses. Para as comunidades envolvidas é uma ação de salvaguarda da memória musical de uma época e de pessoas que contribuíram para o processo de composição focada no ritmo específico destas comunidades da Barra do Mundaú.
“O álbum Torém Tremembé da Barra do Mundaú nasce do sonho de registrar as obras musicais compostas por crianças, jovens, mulheres, homens e troncos velhos das aldeias Tremembé. Com a união de esforços dos grupos multi-artísticos do território, lideranças, conselho indígena Tremembé, com o apoio do XII Edital de Incentivo às Artes-Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, esse sonho foi sendo construído. Estamos felizes por construir juntos com o território esse trabalho lindo e vê-lo materializado em forma de álbum virtual em todas as plataformas de streaming. Seguiremos sendo resistência”, declara Mateus Tremembé, produtor executivo do projeto.
Realização: Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca – CITI. Apoio Cultural: Edital de Incentivo às Artes – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Serviço
Álbum Torém Tremembé da Barra do Mundaú
Escola Indígena Brolhos da Terra, Defensoras da Mãe Terra, Protegidas dos Orixás, Zé Canã e Parente Torém
Live de lançamento do álbum
Para ouvir: http://onerpm.link/243535105067