• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Grupo DCDN: prestes a completar 40 anos, a organização se orgulha de ter nascido em solo cearense e contribuir para o crescimento do estado

Neste ano, o Grupo DCDN – Distribuidora Cummins Diesel do Nordeste completa 40 anos. A empresa, fundada pelo casal José Luiz Miranda, o “seu Miranda”, e Lucília Miranda, atua nos setores energético, automotivo, marítimo, agrícola, varejista, industrial e de infraestrutura e construção. Sua sede está localizada em Fortaleza (CE), às margens da BR-116, em uma área total de 14 mil metros quadrados.

Tudo começou em 1982, quando seu Miranda mudou-se de Santos (SP) para Fortaleza com a missão de gerenciar a filial cearense da empresa onde trabalhava. Passado algum tempo, a instituição encerrou suas atividades em Fortaleza, e ele seria transferido para a unidade de Porto Alegre, até receber da Cummins – empresa especializada em tecnologia energética – a proposta de ser um distribuidor exclusivo no Ceará e Piauí. Assim, com o nome Miranda Diesel, o Grupo começou sua história e hoje já atua com um amplo portfólio de produtos e serviços, sendo distribuidor exclusivo da Cummins, Hyster, Komatsu e Allison Transmission. Além disso, o negócio também atua com a DCDN Locações, para o aluguel de máquinas, e com a Dominó Nordeste, que comercializa maquinário de automação industrial.

Entre os desafios de empreender, a família precisou lidar com a saudade dos demais familiares, que ficaram em São Paulo, e com um novo e diferente cenário de mercado.Pais de dois filhos, José Luiz Miranda Jr. e Luiz Antônio Trotta Miranda, o empreendedor senhor Miranda e dona Lucília, que atuava como professora, precisaram começar, os quatro, um novo capítulo de suas histórias.

Hoje, na direção operacional e administrativa estão os irmãos tocam os negócios seguindo o exemplo dos pais, que desde cedo, tiveram muito respeito pela história do Ceará e seu povo. “Depois desses 43 anos, já somos mais cearenses do que paulistas. Para mim, a empresa evoluiu a partir dessa consideração e respeito ao povo e a cultura cearense”, destaca José Luiz.

Marcos empresariais

No que se refere aos marcos históricos, José Luiz Miranda Jr. aponta a expansão da distribuição da Cummins em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de Ceará e Piauí. “Foi a partir disso que abrimos nossa filial lá em Recife, para atender o litoral leste do Brasil”, pontua.

O contrato de distribuição com as empresas Hyster e Komatsu, nos estados de atuação da DCDN, também tem importante destaque na trajetória da organização, que atua com modelo de gestão voltada para outros negócios.

A mudança da sede, da avenida Abolição para a um espaço maior, na BR 116, também configurou-se como algo marcante para o Grupo, assim como a abertura de mais três filiais em 2022, no Piauí, Juazeiro e Maceió. “Esse ano planejamos a abertura de mais duas, em Petrolina e Campina Grande”, revela o gestor.

Os cenários por trás da história

Em 40 anos de história, a companhia já presenciou e acompanhou diversos contextos. Durante essas décadas, o Grupo sempre prezou por seguir com uma conduta ética e manter “os pés firmes no chão”, como ressalta José Luiz.

Em todos esses anos, as mudanças também se manifestaram nas tecnologias que a empresa lida no dia a dia. “Os motores eram puramente mecânicos, sem controle de emissão de gases e agora temos, em grande maioria, os motores eletrônicos. Seguindo a legislação nacional, controlamos a emissão de gases. Também contamos com softwares e aplicativos de controle, gestão, telemetria. Tudo isso facilita a vida e foi uma evolução natural do processo e a DCDN está sempre na vanguarda. Estamos, por exemplo, atuando fortemente com o ESG, que consideramos uma obrigação e seguimos contribuindo bastante com essa pauta”, afirma o diretor, doutor em Engenharia Mecânica pela USP.

ESG

Para o diretor de operações, o engajamento com os critérios do ESG – “Environmental, Social and Governance“ – é um compromisso que as organizações devem ter com a  sociedade e o meio ambiente. “Já que estamos inseridos neles, também precisamos cuidar”, salienta.

Não são de hoje as ações da DCDN relacionadas ao meio ambiente. A empresa já pratica diversas medidas, como a construção de uma usina fotovoltaica, o reaproveitamento de água da chuva e da lavagem de máquinas, além da compostagem. Os resultados já são visíveis e, mesmo que, no âmbito estadual, a empresa possa parecer pequena.

Responsabilidade social e governança

Há algum tempo, o Grupo tem investido na formação técnica de profissionais e cada dois anos ela forma e contrata todos os mecânicos que concluem o curso. A iniciativa é possível graças a fundação do Instituto Educação Portal (IEP), que qualifica e encaminha pessoas, de forma gratuita, para o mercado de trabalho. A DCDN é uma das fundadoras da instituição e atua em parceria em formações voltadas para o mercado de trabalho, mesmo quando o público seguirá para outras organizações.

No quesito governança, o negócio está voltado para a capacitação pessoal dos colaboradores, cultura e clima organizacional. Essas ações geram resultados dentro e fora da empresa, com a contribuição dos 250 colaboradores que já atuam há cerca de 10, 20 anos na empresa. O cuidado com seu recurso humano é, inclusive, um pilar do Grupo, que, mesmo em tempos de crise, precisando segurar mais o caixa e reavaliar os investimentos, sempre prezou por manter seu quadro intacto.

Futuro

No futuro, o planejamento é continuar com as estratégias adotadas até o momento, considerando as evoluções, mudanças em procedimentos e tecnologias. Seu plano é manter-se firme na estratégia de ter cautela com os investimentos, controlar os riscos de forma eficaz e atuar com honestidade e respeito tanto com os clientes quanto com os fornecedores.

Exemplo de case de sucesso

Desde 2007, o Grupo DCDN tem sido responsável pela operação e manutenção de energia no arquipélago de Fernando de Noronha. Sua atuação começou após um incidente em que as turbinas da usina Tubarão pegaram fogo, deixando a ilha inteira sem energia por 24 horas. Desde então, a empresa tem se dedicado a garantir o fornecimento de energia seguro e confiável para a população local e para os turistas que visitam o arquipélago.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *