...
  • sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Aos 66 anos, escritor estreia na ficção com humor e críticas ao machismo

“Não aceitamos homens. Favor não insistir”. Tudo começa quando um fenômeno torna impotentes todos os homens de uma cidade. Acovardados, maridos e namorados não compreendem a razão pela qual suas esposas deixaram de passar suas meias no ferro, tirar o barro das chuteiras, engomar as cuecas e só falam em trabalhar fora. Com bom humor e críticas ao machismo, Fernando Frota, que aos 66 anos estreia na ficção literária, explora em Os homens daquela cidade aspectos sociais e culturais enraizados na sociedade. 

Na narrativa, a condição que afetou todos os homens, de início, preocupou as mulheres. Aflitas e afetadas por esse estranho acontecimento, elas reúnem-se em assembleia para buscar a solução do problema. Uma delas é Madame Zu, dona do cabaré da cidade, que propõe até instaurar uma CPI para descobrir o que de fato acontece. Outra ideia que surgiu foi ‘importar’ rapazes de outras cidades e até países.

Aos poucos, as mulheres redescobrem seus valores, vontades e sonhos. Não aceitam mais serem coadjuvantes de suas próprias histórias, passam a relacionar-se entre si e começam a questionar “para que serve um homem?”. Sem uma solução para o fenômeno que a devasta, os homens abandonam a cidade. Depois de um tempo, um novo morador chega e precisa descobrir como se encaixar nesta sociedade matriarcal.

Desconfiadas, trocaram de reza, trocaram de marca de vela, trocaram até de incenso.
Uma pendurou patuá no pescoço e jurou fidelidade a todos os seus homens;
outra encurtou uma saia que não tinha mais o que encurtar, e teve aquela que desceu
o decote até onde não podia – e nada. Os homens é que mudaram.
Sérios e silenciosos, preferem jogar dominó à sombra das árvores, encolhidos, apáticos.

(Os homens daquela cidade, p.18)

Apaixonado pela escrita desde os 15 anos, o cearense Fernando Frota, que já publicou os livros de não-ficção O professor transformador: como podemos melhorar nossas aulas e O poder que você tem, inspira-se em autores como Jorge Amado, Machado de Assis e Gabriel García Márquez. Em Os homens daquela cidade, o também professor de língua portuguesa e literatura brasileira entrega mistério e suspense em parágrafos repletos de sátiras.

Ficha técnica:
Título:
 Os homens daquela cidade
Autor: Fernando Frota
Páginas: 80
Preço: R$ 25,00
Link de venda: Amazon | Martins Fontes

Sinopse: “Já beijou muitos homens. Fios grossos da barba, do bigode e até a penugem do buço a recolher, felizmente, seu batom exageradamente encarnado; dentes fortes machucaram a sua língua, dente de ouro pressionou seus lábios, aparelhos, arames, riscaram sua gengiva, dentaduras mordiscaram as bochechas, a obturação malfeita, a ponte cruzando o céu da sua boca, o vazio da falta de dente, o dente artificial, lisinho, o dente quebrado, fiapos de manga. Já beijou muitos homens.” Mas o que aconteceu com os homens daquela cidade? Um mistério, uma piada sem graça, um terror, o futuro, talvez? Na verdade, há a pergunta que não pode calar: o que aconteceu com os homens daquela cidade? Leia o livro e descubra, ou não.  

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.