Durante os dias 10 a 16 de outubro, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), com o apoio da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Nacional (SBACV), realizará a Semana da Trombose, doença que está entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas do infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral. A iniciativa faz parte da campanha #canceleatrombose, uma ação de cidadania que objetiva “cancelar” a Trombose e alertar a população sobre os cuidados e formas de prevenção da doença.
Em outubro, a Semana da Trombose contará com ações como:
- Dia 12, às 9h: Corrida no Parque Ibirapuera com um percurso de cinco quilômetros, onde poderão participar tanto os médicos quanto o público que estiver no local;
- Dia 13, das 20h às 21h: SPeciaLives: a transmissão abordará o tema “A importância dos dados epidemiológicos e da conscientização no Tromboembolismo Venoso”, com as participações dos cirurgiões vasculares Thiago Melo e Marcelo Calil Burihan;
- Dia 15, das 8h30 às 17h30: SPecializando II – Interfaces no Tromboembolismo Venoso, masterclass multidisciplinar para médicos, na Associação Paulista de Medicina (APM);
- Dia 16, das 9h às 14h: 16º Dia Vascular e o 7º Dia da Trombose (ação social), no Parque Villa-Lobos, onde haverá atendimento à população pelos cirurgiões vasculares da SBACV-SP, com aferição de pressão arterial, exame físico, exame de Doppler e orientações com questionários na Anamnese.
Também serão realizadas ações sociais com o apoio do Metrô de São Paulo, nas estações de metrô e CPTM, com atores caracterizados como trombos, que irão distribuir panfletos com orientações sobre a doença.
- Dia 13, das 10h às 16h, na estação da Luz (Linha 4 – Amarela) e Carapicuíba (Linha 8 – Diamante);
- Dia 14, das 10h às 16h, na estação Capão Redondo (Linha 5 – Lilás) e Pinheiros (Linha 9 – Esmeralda).
Como parte da iniciativa, em atenção ao Dia Mundial da Trombose (instituído em 13 de outubro), haverá também a iluminação de vários pontos turísticos de São Paulo nas cores azul e vermelho (escolhidas por representarem em livros médicos as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho):
- Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira (de 10 a 16)
- Biblioteca Mário de Andrade (de 10 a 16)
- Pateo do Collegio (de 10 a 16)
- Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (dias 12, 13, 14)
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (13)
- Fachada do Palácio do Governo do Estado de São Paulo (13)
- Painel da FIESP – Vídeo com projeção (13)
A Trombose
A Trombose Venosa Profunda (TVP) atinge de uma a duas pessoas a cada mil habitantes no mundo. O Dia Mundial da Trombose busca conscientizar a população a respeito da doença que, se não for tratada a tempo, pode resultar em óbito, e representa a terceira causa de mortalidade cardiovascular, e a principal causa de morte evitável intra-hospitalar. No Brasil, segundo dados do Data-SUS, ocorreram 6.527 internações em 2021, número muito baixo considerando-se que nos EUA ocorrem, em média, 600 mil internações anualmente, e que no Brasil sete em cada 10 pacientes dependem do SUS. Esses dados são preocupantes, pois demonstram que faltam dados epidemiológicos confiáveis no país, e a doença pode estar sendo subnotificada.