O segundo dia da Maquintex + Signs Norte Nordeste foi marcado por variedades de assuntos relacionados à moda, sustentabilidade, incentivos fiscais e tecnologias inovadoras no mundo da impressão digital. Discussões como soluções para aumentar o lucro em negócios gráficos, impressão de rótulos em pequenas tiragens, conceitos e características foram apresentados por palestrantes com objetivo de otimizar o mercado do setor.
Nos estandes, expositores também apresentaram inovações do setor e atualizações como as máquinas de costura, equipamento bastante utilizado na produção de confecções.
Na noite desta quarta-feira (13), o diretor-presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira, celebrou os resultados da Feira e anunciou novidades para a próxima edição, que será realizada em 2025: a adição de mais uma categoria Pack & Graph, que vai trazer para a região o setor de embalagens, além de ampliar o número de empresas da indústria gráfica. Será a primeira edição deste segmento, enquanto a Maquintex terá a sua 10ª edição e a Signs Norte Nordeste a 9ª edição.
“É um evento que integra todo o setor. Nós temos vários expositores em comum e por isso decidimos adicionar essa nova categoria. Precisamos facilitar a vida desses profissionais e a melhora da logística de produtos do Sul para o Nordeste, pois o custo é muito alto. Então, nosso objetivo é diminuir a quantidade de gastos e promover troca de experiências”, explicou Hélvio.
Na ocasião, estiveram presentes, a representante da Associação brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Tatiane Miranda Lima; o representante do Sindgráfica-CE, Felipe Esteves, além de integrantes do Sindroupas-CE, do Sindconfecções-CE e da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção (ABRAMACO).
Competições
A terça também foi dia de mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo (CAMBEA) – Etapa Nordeste. A disputa aconteceu entre o Decor Fast e o Auto Fast, dois campeonatos de envelopamento promovidos pelo Imprimax, empresa que participa da feira pela quarta vez. Nela, os competidores correm contra o tempo para envelopar itens complexos. O vencedor será aquele que realizar o desafio em menos tempo e com menos dificuldades.
Na Arena Alltak, houve a oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de envelopamento, com os profissionais especializados apresentando dicas e técnicas para quem deseja ingressar no mercado.
Programação
No terceiro dia da feira, que será nesta quinta-feira (14), a partir das 15h, será a vez do mercado de moda íntima discutir os desafios e oportunidades no cenário brasileiro, bem como os fundamentos que movem o consumo nessa área. No lado acadêmico, os integrantes de Universidades de Fortaleza (UNIFOR) irão utilizar o espaço disponível na Feira para debater o uso da tecnologia e suas principais ferramentas no processo de desenvolvimento de coleções de moda.
“A palestra será voltada para moda, então é desenvolvimento de desenhos técnicos de moda e acompanhamento de produção. Teremos debates sobre moda autoral e as tecnologias usadas para criação de produtos de alto impacto”, explicou Hélvio.
Para conferir a programação detalhada, o Guia Digital do Evento está disponível para ser verificado no aplicativo Febratex Group, que pode ser acessado gratuitamente nos sistemas Android e IOS.
Outra opção para conferir a programação é através do site da Feira https://maquintex.com.br/visitante/.
Serviço:
Maquintex + Signs Norte Nordeste
Data: 12 a 14 de setembro de 2023
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições gratuitas: https://maquintex.com.br/visitante/