• sex. set 20th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Infestação de piolhos: dermatologista revela como prevenir e receitas caseiras para acabar de vez com coceira

    O piolho é um parasita que vive no nosso cabelo e se alimenta do nosso sangue. Falando assim, parece até ser algo difícil de acontecer, mas, ao contrário disso, a
    infestação por piolhos, conhecida como pediculose, é uma realidade por vezes comum na infância por ser facilmente transmissível entre os pequenos.

    A médica dermatologista Clessya Rocha explicou que os parasitas Phthiraptera vivem toda a sua existência no hospedeiro e que eles podem infestar o corpo, púbis e couro cabeludo sendo este o mais prevalente.  

    “Esses parasitas se alimentam do sangue do hospedeiro e as fêmeas produzem cerca de 300 ovos ao longo de seu ciclo de 30 a 40 dias. Os ovos se aderem aos cabelos, as lêndeas, que eclodirão após 8 a 9 dias. Existem os tratamentos prescritos pelos dermatologistas como shampoos com permetrina associados ao tratamento oral com a ivermectina mas que só são capazes de tratar os parasitas adultos, não sendo eficazes contra as lêndeas”, disse.

    Sobre a prevenção, a dermatologista revelou que alguns cuidados são fundamentais e devem ser feitos em casa para evitar a transmissão entre os seres humanos ou nova infestação.

    “Escovas, pentes, chapéus, travesseiros e lençóis podem levar à transmissão dos parasitas e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência”.

    Ainda segundo a médica, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.

    Por fim, Clessya afirmou que algumas opções de tratamento caseiros eficazes contra essa infestação. São elas:

    Ao fazer a mistura de todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo, deixe atuar durante 30 minutos, depois pode-se lavar o cabelo com shampoo comum.

    2- Lavar o cabelo com vinagre e água morna e passar o pente fino. 
    • 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã;
    • 1 copo de água morna.

    Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Por fim, pode-se lavar o cabelo normalmente com shampoo de uso habitual. O vinagre possui propriedades que ajudam a amolecer as lêndeas e por isso pode ser retirado com mais facilidade ao passar o pente fino  além de ajudar a matar os piolhos adultos.

    “É importante repetir todo o processo 8 a 9 dias depois pois os ovos eclodirão e serão parasitas adultos onde iniciarão a parasitar o couro cabeludo se alimentando do sangue do hospedeiro e iniciando um novo ciclo”, finalizou.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *