O primeiro domingo de Outubro será marcado pela escolha dos novos conselheiros tutelares do município, para o período 2024-2027. Durante todo o dia, entre 8h às 17h, os eleitores em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderão participar do pleito. Neste ano, 22 candidatos disputam as eleições. Serão disponibilizados 85 locais de votação e 131 seções diferentes com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
“Embora não seja obrigatória, tanto nos, do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescentes (COMDICA), quanto a Prefeitura de Caucaia unimos força para divulgarmos essa pauta para toda a sociedade, e conscientizarmos não só sobre a importância do voto, mas também para que a população conheça e se conscientize sobre a importância do Conselho Tutelar, e sua importante função social. Portanto, conheça cada candidato, analise sua história e seu trabalho e faça sua escolha com consciência e responsabilidade”, destaca Caroline Aguilar, presidente do COMDICA.
Para votar, os eleitores deverão ir até os locais de votação com documento de identidade com foto e o título de eleitor ou aplicativo e-Título. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por cuidar de casos de abandono ou violência por parte de familiares, atende também a queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. É ainda papel do conselho tutelar a função de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos e aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso. Além disso, as próprias famílias podem buscar os conselheiros com demandas por garantia de direitos e casos de conflito por guarda de filhos.
Saiba mais
A atual gestão municipal valorizou e ampliou o Conselho Tutelar no município. Em março deste ano, o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu em seu gabinete representantes dos dois Conselhos Tutelares do município. Na ocasião, foram realizados dois anúncios positivos não apenas para a categoria, mas principalmente para as crianças e adolescentes do município: a ampliação no número de conselheiros, com a criação de uma nova sede, e um aumento salarial. Os profissionais, que antes ganhavam R$ 3.300, passarão a receber R$ 4.000, assim como auxílio-alimentação por dia trabalhado. A última correção de vencimento para esta categoria aconteceu em 2019.