“Cariús – Retalhos Históricos” é uma obra direcionada aos cariuenses e a todos aqueles que apreciam as pequenas cidades com grandes histórias. Nascida nesta cidade e tendo vivido sua primeira infância, Simone retornou em visita a cidade por diversas vezes. Morando em Juazeiro do Norte, e quando mudou-se para Fortaleza, em janeiro de 1988, essas visitas à terra natal passaram a ser mais frequentes.
O desejo de escrever um livro sobre o lugar se intensificou durante a viagem em 2018, quando visitou “alguns moradores idôneos com a finalidade de colher informações relevantes sobre o município”, relembra.
A pós a conversa com a professora Diva Targino, 105 anos, Simone “se lança em uma meticulosa pesquisa histórica, desvendando segredos sobre este campo de concentração e a ponte pênsil por meio de uma rica contextualização sobre a vida no sertão cearense, explorando as consequências das secas recorrentes na região e o êxodo de famílias em busca de subsistência”, aponta o administrador Alex Beserra.
Graduada em Pedagogia, Simone Beserra é escritora e pesquisadora da história e genealogia do Centro Sul do Ceará. “Com um olhar sensível e atento aos detalhes, a autora tece uma narrativa envolvente que resgata a memória e a identidade de Cariús, celebrando a riqueza cultural e a força de seu povo diante dos desafios impostos pela natureza e pela história”, conclui o administrador.
A pesquisa iniciada em janeiro de 2019, teve o seu percurso redimensionado devido à Pandemia da Covid-19 a partir de março de 2020, levando a outros trajetos virtuais, como a consulta à hemeroteca digital da Biblioteca Nacional.
“Simone Beserra revisita sua terra natal e convida o leitor para essa viagem. Com ela conhecemos a origem do município, atravessamos a cortina do tempo e presenciamos o nascimento, o desenvolvimento e as personalidades marcantes de Cariús”, conta a professora de Língua Portuguesa, Angelica da Silva Santiago. Nesta trajetória, a viagem ao tempo passa pela história da cidade, comércio, transportes, obras públicas, cenário político, lugares históricos, educação e religião do município, dos seus primórdios aos dias de hoje. Com recursos próprios, a pesquisa empreendida demonstra a força movente da autora para registrar as origens familiares, sempre atenta ao percurso histórico e geográfico que assolam a região do Cariri.
Sobre a obra
Organizada em 24 capítulos e anexos, a obra é instigante para os apaixonados por história. Os primeiros capítulos apresentam um trabalho investigativo sobre a construção do referido açude com o potencial de mudar a realidade de toda uma região abatida pela seca a partir de registros de pagamentos, valores investidos nesse empreendimento monumental.
Mais adiante, discorrem sobre os lugares históricos existentes ou que persistem apenas na memória e fotografia dos moradores. Outros detalham a construção do cenário comercial do município atraída pela obra federal do açude que levou ao surgimento dos meios de transportes. Há a galeria de prefeitos e o cenário político pós-eleições. No último capítulo há biografias que discorrem sobre o primeiro médico de Cariús, professores, comerciantes e alguns ex-moradores da rua da Vila, sendo que dos biografados apenas três ainda vivem.
Sobre Simone Beserra
O primeiro livro de Simone Beserra – Rosa e Assis, dos bisavós aos bisnetos, lançada em 2018, é uma obra genealógica que conta a história de seus ancestrais com dados históricos dos filhos de Manuel Bezerra da Costa, a partir da cidade de Várzea Alegre, Ceará. Dois dos filhos de Manuel são o pai de sua mãe Rosa e avô de seu pai Assis.