Obesidade e compulsão alimentar são problemas que estão interligados e merecem cada vez mais atenção no mundo todo. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, ou seja, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. No Brasil, atualmente, existem cerca de 41 milhões de pessoas acima de 18 anos com obesidade, correspondendo a 26% da população.
Segundo pesquisa recente do Covitel 2023, em 2022, 9% da população de pessoas de 18 a 24 anos no Brasil tinha índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30 kg/cm², o que já configura obesidade. Em 2023, esse percentual subiu para 17,1%, o que equivale a um aumento de 90% em um ano.
“O acompanhamento de um profissional é essencial para que a pessoa que sofre com o transtorno alimentar consiga identificar as suas causas, que podem ser genéticas, biológicas, psicológicas ou socioculturais”, explica a psicóloga Andrea Levy, presidente da ONG Obesidade Brasil.
Alguns sintomas ajudam a identificar a compulsão alimentar, são eles:
• Comer grandes quantidades de comida em um período específico – em menos de 2 horas, por exemplo;
• Comer mesmo quando está sem fome;
• Sentir que o comportamento alimentar está fora de controle;
• Comer até se sentir desconfortavelmente cheio;
• Sentir culpa ou tristeza com a sua alimentação;
• Comer frequentemente sozinho ou escondido;
A médica nutróloga Dra. Andrea Pereira, cofundadora da ONG Obesidade Brasil, reforça que a ajuda profissional é a forma mais efetiva de prevenir ou tratar os distúrbios alimentares. “Comer grandes quantidades em um curto espaço de tempo e se sentir depressivo após esses episódios são traços característicos do problema. A pessoa deve se atentar à frequência que essas situações acontecem e saber a hora de buscar ajuda”, afirma a especialista.
Ela ainda diz que vale lembrar que uma dieta com muita restrição pode gerar novamente a compulsão e isso não deve ser considerado falha de caráter ou de vontade de quem sofre com o transtorno. Por isso, cada caso deve ser analisado e entendido para que a melhor solução seja encontrada para solucionar o problema.
Sobre a ONG Obesidade Brasil
O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.
A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaboradores de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.