No começo do mês, a empresária baiana Verônica Oliveira lançou seu livro “Não basta empreender, tem que entender de pessoas”, em Massachusetts, onde ela empreende há 8 anos no ramo alimentício. O livro é um manual para quem quer começar do zero e empreender nos Estados Unidos, com 3 passos para crescer um negócio, entendendo sobre pessoas, vendas e processos.
Verônica começou sua empresa com apenas trinta dólares e hoje fatura mais de 1,5 milhão de dólares por ano com uma fábrica de tapioca e um restaurante na cidade de Framingham, em Massachusetts.
A baiana apostou em uma transformação de vida ao se mudar para a América em 2009. Ela começou no ramo da faxina como a maioria dos imigrantes e após alguns anos, ela decidiu empreender com a tapioca, usando uma receita familiar que aprendeu com a avó e com a mãe. Em pouco tempo ela abriu um restaurante e uma fábrica de tapioca, na cidade de Framingham, em Massachusetts.
A nordestina é a primeira mulher brasileira a conseguir entrar com um único produto, a Tapioca, na maior rede de supermercados da Nova Inglaterra, região que compreende seis estados no nordeste dos Estados Unidos. A Tapioca da Baiana é vendida em sete lojas da Stop & Shop nas cidades de Framingham, Milford, Hudson, Revere, Malden, Hyannis e South Yarmouth. Além disso, também é comercializado em 140 lojas brasileiras, de cinco estados americanos: New Jersey, New Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Rhode Island
Verônica emprega 16 funcionários diretos e 50 funcionários indiretos. Além de dirigir duas empresas, ela também dá mentoria para mulheres que desejam empreender e começar do zero, assim como ela.