O laboratório Argos Patologia, de Fortaleza, traz para o Norte e Nordeste uma tecnologia que chega para aperfeiçoar ainda mais a Medicina de Precisão das regiões. O painel intitulado Argen50, com tecnologia NGS – Sequenciamento de Nova Geração, do inglês Next-Generation Sequencing – trará mais agilidade na realização de testes moleculares cruciais para o direcionamento preciso do tratamento oncológico, possibilitando maiores chances de cura.
Com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o painel Argen50, nome comercial dado pelo laboratório, usa a tecnologia GENEXUS da fabricante Thermo Fisher Scientific e realiza o sequenciamento de DNA e RNA automatizado, paralelo e de alto rendimento, avaliando até 50 genes. De acordo com Juliana Cordeiro, coordenadora técnica do Argos, essa avaliação é muito importante para a identificação das células cancerígenas e tratamento direcionado para elas.
“Os painéis de tecnologia NGS, que nós chamamos de Sequenciamento da Nova Geração, investiga de forma muito ampla quais são os alvos terapêuticos específicos em pacientes com câncer, dando a esse paciente um tratamento mais específico, mais eficiente, e com menos possibilidades de terem dano a outras células do corpo, já que permite a possibilidade de uma droga que vai agir diretamente na célula com câncer”, explica Juliana.
O painel já é utilizado em outros laboratórios e clínicas nas regiões Sul e Sudeste, mas a aquisição da máquina pelo Argos, segundo o diretor Fábio Tavora, partiu de um desejo do laboratório de aproximar esse tratamento dos pacientes do Norte e Nordeste. “No tratamento contra o câncer o tempo é muito importante para se ter uma maior chance de cura. Essa concentração dos testes em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro acabavam prolongando o início do tratamento de pacientes nortistas e nordestinos. A nossa intenção é aproximar essa testagem e reduzir esse tempo de espera“, afirmou Fábio.
Em 2020, no período inicial da pandemia da Covid-19, o Argos passou a oferecer o exame do tipo RT-PCR para identificar o vírus, procedimento considerado padrão ouro pelo Ministério da Saúde. O Laboratório também é conhecido pela agilidade na liberação de laudos. Nos testes moleculares com tecnologia automatizada NGS, os resultados serão liberados em até cinco dias úteis.