O cantor e compositor Juan, mais conhecido no cenário musical como “Sou Juan”, é uma das apostas da música popular brasileira para esse ano de 2023. O artista lança, em agosto, seu primeiro álbum intitulado “Alma Livre”. O trabalho, que estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 25/08, foi produzido em São Paulo, e é a segunda parceria de Juan com Vini Nallon, compositor, produtor musical e guitarrista que assina suas produções desde 2019.
Com composições inéditas e em parceria com artistas do Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, “Alma Livre” apresenta 14 faixas que transitam entre canções de amor, críticas sociais e reflexões internas, com influências principalmente na Música Brasileira, no Soul, Pop e Reggae. O disco chega com o objetivo de permear entre as sensações, tanto em relação às mensagens quanto dentro da sua musicalidade.
Para Juan, na busca por liberdade, a paz de espírito se equilibra com a inquietude interna, e a crítica é tão necessária quanto a canção de amor.
“Desnormalizar a mente é tão importante quanto parar para contemplar a natureza. É nessas aparentes contradições que surge a autenticidade de Alma Livre”, conta Juan.
Com referências nas figuras de Bob Marley a Belchior, passando por Djavan, Cartola, John Mayer, The Beatles, entre tantas outras inspirações, o álbum reacende discursos que confrontam a sociedade em suas incoerências, como também apresenta melodias leves e românticas, que contam histórias de amor, louvam a natureza e conduzem ao autoconhecimento.
De acordo com o artista, o processo de composição do álbum se conecta com a música de trabalho, Alma Livre, a música-título do álbum, demonstrando que a liberdade é se livrar daquilo que te aprisiona.
O lançamento, assim como a letra da canção, demonstra também a busca por liberdade e aceitação.
“Alma Livre é o resultado da minha entrega total ao mundo da música, marcando 5 anos de carreira autoral e minha mudança para São Paulo. Também é continuidade das buscas e dos questionamentos que faço desde o meu primeiro single, Quem Sou, e também no primeiro EP, MetAMORfose. Sempre escutei melodias e letras dentro da cabeça e precisava expressar o que sentia através dos sons. Hoje, aos 31 anos, depois de muitas experiências musicais e desconstruções internas, me sinto maduro o suficiente pra conseguir saber o que quero comunicar musicalmente”, define Juan.
Assim como o projeto Sou Juan, o álbum carrega uma mistura de ritmos e de energias, que até parecem meio contraditórias: O amor leve e a crítica dura, a cidade e a natureza, o Reggae e o Rock, o Soul e a MPB. São representações dos opostos que vivem dentro de nós.
“Ser Alma Livre, pra mim, é buscar a cada dia um jeito de entender minhas próprias contradições. Esse equilíbrio de opostos foi o que me deu forças pra seguir, sempre que precisei enxergar as coisas por outro ponto de vista. É o que ainda me ajuda todos os dias a fazer música, e também pode ajudar outras pessoas a encontrarem seu próprio caminho de liberdade, que só você pode descobrir”, finaliza o cantor.
Sobre “Sou Juan”
Juan é cantor e compositor Fortalezense que canta sobre amor e liberdade. Neste mês de julho se mudou definitivamente para São Paulo, onde fará carreira.
Em 2023, completa cinco anos de carreira autoral e mais de quinze de experiência profissional na música. No seu repertório, une o Reggae com a Música Brasileira de uma maneira única.
Com vivências musicais desde a infância, como vocalista e instrumentista, Juan deu início ao seu projeto autoral em 2017, ano em que passou a tocar com bandas em diversos palcos em Fortaleza e na Praia do Cumbuco.
Em 2019, Juan lançou seu primeiro EP, intitulado MetAMORfose. O trabalho foi
gravado em São Paulo, com assinatura do produtor e guitarrista Vini Nallon.
Autêntico, seu ritmo contagia e suas letras são permeadas de provocações que
mexem com a quietude de quem o ouve. E com originalidade, consegue trazer para seu trabalho autoral canções preenchidas por reflexões relevantes, mantendo a leveza e o balanço de suas músicas. Para além disso, o cantor não deixa de lado as composições que falam sobre amor e sobre sua forma de ver a vida. Uma de suas maiores influências musicais é o conterrâneo, Belchior.
O álbum “Alma Livre” será o seu mais novo lançamento e traz um conceito de aceitação, auto-conhecimento, amor e também a busca pela
liberdade. O disco será lançado no dia 25 de agosto de 2023, em todas as plataformas digitais.
Redes Sociais do “Sou Juan”