• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Como desenvolver a autoestima do meu filho?

    Pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, acenderam o alerta para os pais depois de analisarem 29 estudos com crianças e adolescentes de diferentes países e chegarem à conclusão de que um em cada quatro tem depressão e um a cada cinco está lidando com a ansiedade. O levantamento foi publicado no periódico JAMA Pediatrics e um dos motivos que pode ter desencadeado esse número é a relação deles com a autoestima.

    Desenvolver amor-próprio é importante porque influencia decisões em todas as etapas da vida e está diretamente ligado a confiança e a valorização de nós mesmos. Além disso, pode ser impulsionado desde a infância, principalmente na etapa de zero a 7 anos. “Crianças já nascem com autoestima e é justamente no primeiro setênio que têm o primeiro momento e oportunidade de criar uma imagem positiva de si mesmas”, reforça Aline De Rosa, especialista em desenvolvimento infantil integrativo.

    Meninos e meninas são reflexos do ambiente em que vivem e, para Aline, a educação que recebem dos pais e cuidadores, a rotina do dia a dia e a forma como os adultos se comunicam com os pequenos influenciam diretamente na construção da autoestima. “Todos esses fatores serão responsáveis por potencializar e manter esse amor-próprio intacto ou ao contrário, interferindo inclusive na fase adulta”, explica.

    Uma maneira eficaz de incentivar a autoestima nas crianças é permitir que elas experimentem fazer algo no seu tempo, como colocar a própria roupa, calçar os sapatos ou encher um copo de água. “O sentimento de satisfação vai fazer com que os pequenos se sintam úteis, transformando-os em adultos que reconhecem seu valor e tem conhecimento de sua essência”, complementa Aline.

    O papel dos pais é fundamental na construção e manutenção da autoestima dos filhos porque eles são os exemplos de humanidade que essas crianças têm acesso. “A maneira como o adulto trata a si mesmo e os outros e como ele se posiciona diante dos pequenos, lida com os próprios erros e problemas também está educando o amor-próprio dos filhos e a forma como cada um deles vai encarar o ambiente que vive”, finaliza a especialista.

    Confira 5 orientações de Aline De Rosa para desenvolver a autoestima nas crianças:

    1 – Permita que a criança exerça autonomia: “Na infância, o impulso de exploração é enorme. Desde que a criança esteja em um ambiente seguro, ofereça condições e oportunidades para que ela faça o que devia estar treinando, como tomar banho, se servir, guardar os brinquedos ou dobrar o pijama”, ensina a especialista.

    2 – Envolva-a nas tarefas da casa: “Quando uma criança se sente útil e participa da rotina de seu lar desenvolve caráter, personalidade e uma autoestima plena”, afirma Aline.

    3 – Evite rotular seu filho: “Adjetivar crianças é uma maneira de aprisioná-las em algo que não são, principalmente quando reforçada pelos pais, enfraquecendo seu impulso natural de autoestima”, esclarece a especialista. Portanto, está na hora de parar de usar palavras como: chata, difícil, birrenta, estabanada, nervoso, chorona entre outros na comunicação com os pequenos.

    4 – Dê tempo ao tempo: Uma criança treina toda vez que tenta fazer algo por si mesma, como por exemplo calçar os sapatos ou amarrar o tênis. Se o adulto interfere toda vez que ela vai fazer essa atividade, ele a condiciona a sempre pedir ajuda e não tentar. “O sentimento de satisfação é importante para que a criança se sinta útil”, completa Aline.

    5 – Entenda que erros são temporários: “Para crianças, falhas são aprendizados e é importante que adultos os reconheçam e foquem em propor ações para que elas solucionem os problemas”, argumenta a especialista.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *