O maior evento indoor do Brasil e um dos maiores festivais musicais do país recebeu, nesta terça-feira (11), homenagem na Câmara dos Deputados, por meio de requerimento de autoria da deputada federal cearense Fernanda Pessoa (União Brasil) com o apoio do presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), e com o reconhecimento dos 513 parlamentares do Brasil. A sessão solene aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Durante a solenidade pelos 30 anos do evento, representando o Fortal, estiveram presentes os diretores-fundadores do festival, Colombo Cialdini e Pedro Coelho Neto, e o diretor-geral do Fortal, Leonardo Teixeira de Albuquerque. Também compuseram a mesa o deputado federal Ricardo Silva (PSD – SP) e o diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), Aci Carvalho.
Durante a solenidade, a autora do requerimento, a deputada federal Fernanda Pessoa, ressaltou a importância do Fortal para a economia cearense. “É muito bom quando podemos subir à uma tribuna para celebrar as conquistas da nossa região. Hoje a alegria tem nome: Fortal, um dos maiores eventos de música do país. Evento este que impacta a economia do Ceará com o incremento de aproximadamente 1 bilhão de reais”, destacou.
Diretor fundador do Fortal, Colombo Cialdini, reforçou em sua fala, a importância do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB – PE), que ofereceu condições para que o setor de eventos pudesse mitigar perdas em razão da pandemia.
O também diretor fundador do Fortal, Pedro Coelho Neto, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da celebração dos 30 anos do evento, que reforça sua força para o país. “O Fortal se orgulha de fazer parte da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), e se consolida como um dos maiores eventos de entretenimento do país, gerando mais de 40 mil empregos diretos e indiretos”, reforçou.
Impacto na economia
O Fortal, que chega em sua 30ª edição, é responsável por impulsionar a economia do Estado e de Fortaleza, recebendo, conforme dados do Observatório do Turismo da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria de Turismo do Estado, a informação do desembarque aéreo e terrestre em torno de 500 mil turistas no período do evento, que consiste de 17 a 24 de julho, injetando na economia mais de 1 bilhão de reais nos 54 setores impactados pelo evento. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), durante o período do evento, as cidades de Fortaleza, Aquiraz e Cumbuco terão em torno de 98,7% de ocupação hoteleira.