Massa redonda, molho de tomate e queijo: a pizza, prato que conquistou o mundo e é um dos queridinhos dos brasileiros, tem uma receita simples de ser reproduzida. Mas isso não quer dizer que seja fácil encontrar uma boa versão. A Chef Executiva Louise Benevides, que assina as receitas do Geppos Italiano, explica detalhes que indicam a boa qualidade desse alimento.
Sem revelar a receita, a profissional destaca que o alto padrão das pizzas do Geppos Italiano, uma das casas de massa mais tradicionais de Fortaleza, se deve, principalmente, ao uso de ingredientes de primeira. “Nossa pizza é feita com uma massa artesanal onde utilizamos farinha originalmente italiana e uma fermentação especial, além de prezarmos por insumos de altíssima qualidade”, pontua.
Segundo Louise, o primeiro aspecto a ser observado é a massa, que precisa “ser leve, aerada e levemente crocante”. Além disso, destaca que a base da pizza também deve ter uma boa textura e sabor, além de não ser “nem muito fina nem muito grossa”. Já a farinha e os demais ingredientes também precisam estar frescos e serem de boa qualidade, indica, principalmente o molho de tomate. No recheio, o pizzaiolo deve dar preferência a sabores que “se complementam e harmonizam”.
A chef ainda chama atenção para o queijo: o ideal é “derretido e bem distribuído, sem ser muito gorduroso ou borrachudo”. A cobertura da pizza, em geral, deve ser “generosa e sem excessos, e a receita precisa passar por um cozimento adequado”, indica Louise.
“Para quem quer descobrir a preferência de pizza, é preciso experimentar diferentes estilos e sabores, sem medo de ser feliz. Isso vale inclusive para quem não quer fugir da dieta. Embora a pizza seja considerada uma comida calórica, é possível fazer escolhas que torna ela um alimento mais leve e saudável”, disse Louise.
Pizza combina com vinho?
De acordo com o sommelier do Grupo Geppos, Narcizio Filho, a resposta é sim. “Todos os sabores combinam com vinho, basta pedir orientação aos profissionais que eles encontrarão o vinho ideal para cada sabor de pizza”, destaca.
Confira exemplos de uvas e possíveis harmonizações, segundo Narcizio:
- A pizza margherita harmoniza perfeitamente com vinhos brancos ou tintos de corpo leve (vinhos da uva pinot noir);
- Já a calabresa harmoniza com vinhos tintos de médio corpo. Narcizio sugere o italiano Chianti clássico para acompanhar o prato;
- A portuguesa, de acordo com o sommelier, cai bem com vinhos das uvas merlot e tempranillo;
- Além disso, a pizza de camarão, sabor típico de cidades praianas, como Fortaleza, vai harmonizar perfeitamente com vinhos brancos leves e frescos. Como os da uva sauvignon Blanc, aponta o profissional.
Reunir pizza e vinho de qualidade numa mesma refeição não precisa ser tão caro, diz o sommelier. “Não precisa gastar muito para encontrar excelentes vinhos com preços até R$ 80, como é o caso do argentino Tonel 20 ou do chileno Morandé reserva Carmenere”, finaliza Narcizio.
Serviço:
Geppos Italiano
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1011
Informações: (85) 3300.1845