O Programa Avança Mais Educação, da Prefeitura de Canindé (CE), alcançou 500 dias em atividade e vem transformando o ensino da rede municipal. Criado em 2021, na gestão da Prefeita Rozário Ximenes, o Programa registra grandes avanços na educação do município. Em solenidade realizada no último dia 14, na EMEF São Francisco, a gestora municipal assinou quatro novas ordens de serviços para reformas, ampliações e modernização da infraestrutura da rede municipal de ensino.
Com aplicação de recursos que juntos somam quase 7 milhões de reais, serão reformadas e ampliadas a CEI Valdemar Gomes da Silva (João Paulo II), a EMEF Dr. Elpídio Carvalho (distrito de Bonito), a EMEF São Francisco (centro/sede) e o edifício sede da Secretaria de Educação.
Nesses 500 dias de Avança Mais Educação, foram entregues uma obra a cada 27 dias. Já foram 3 unidades escolares construídas, 16 foram reformadas ou ampliadas, 11 estão em execução e 23 a serem reformadas ou ampliadas. Ao todo, mais de 13 mil estudantes foram beneficiados diretamente com o programa.
“O ‘Avança Mais Educação’ tem sido um dos grandes pilares no desenvolvimento da educação em Canindé. O Programa trabalha em várias frentes, como a melhoria da infraestrutura física, a recuperação da aprendizagem dos alunos pós-pandemia, a qualificação do ensino público de forma mais inclusiva e equitativa, bem como a capacitação e reconhecimento dos profissionais envolvidos no ambiente escolar”, destaca a prefeita Rozário Ximenes.
O Programa ampliou o alcance de diversos serviços, como o transporte escolar, que atualmente conta com 62 rotas e mais de 5.200 alunos atendidos. A merenda escolar também ganhou melhorias. Hoje, o sistema de alimentação nas escolas atende todos os níveis municipais de educação: creche, berçário, pré-escola/parcial, pré-escola/integral, fundamental/parcial, fundamental/integral e Ensino de Jovens e Adultos. São mais de 366 mil refeições mensais oferecidas aos estudantes. A Prefeitura instituiu também um cardápio unificado para sede e zona rural. Antes, apenas a sede servia alimentos perecíveis como carne, frangos, frutas, verduras, iogurte, polpa, entre outros.
“O ‘Avança Mais Educação’ vem revolucionando a educação municipal e sendo aplicado de forma planejada, organizada e direcionada, a partir de diretrizes claras e transparentes determinadas pela Secretaria Municipal da Educação. Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados e trabalhando muito para que cresça cada vez mais”, diz Kledeon Paulino, Secretário Municipal de Educação de Canindé.
O Programa também conseguiu diminuir os índices de evasão escolar e ampliou o número de vagas oferecidas na rede municipal de ensino. Atualmente, 4.107 crianças estão matriculadas na educação infantil, atendendo crianças a partir de seis meses de nascimento até 5 anos de idade. São 4.621 estudantes nos anos iniciais e 4.170 nas etapas finais de ensino. Na modalidade adulta, são 293 alunos atendidos nas turmas de EJA na sede e zona rural. Ao todo, mais de 13 mil estudantes estão matriculados e frequentando as instituições municipais de ensino.
“A partir de 2017, o município de Canindé recuperou seu protagonismo nos cenários político, econômico e social, frutos de medidas e ajustes de um governo que tem pautado suas ações na interlocução com a sociedade e também com os governos estadual e federal, na busca por melhor qualidade de vida para a população”, diz a prefeita Rozário Ximenes.
Infraestrutura
A melhoria da infraestrutura escolar é uma das grandes prioridades do Programa Avança Mais Educação. Foram mais de R$ 1,7 milhão investidos em compras de livros didáticos que atende as crianças do Infantil II ao Infantil V e ensino fundamental. Tudo em conformidade com o Programa Nacional do Livro Didático do Governo Federal.
Além de infraestrutura nova em 50% da rede, foram adquiridos para a educação infantil materiais como berços 100% com colchões, caminhas, fraldas descartáveis, pomadas, shampoos, perfumes e toalhas de banho. O ensino fundamental também recebeu investimentos, como carteiras escolares confortáveis, salas climatizadas, máquinas de xerox e mobiliário em geral, bem como escolas reformadas e ampliadas.
Ensino Integral
O município de Canindé também registrou uma marca importante nos últimos anos. Atualmente, 100% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental estão regularmente matriculados em escolas de tempo integral. Isso representa mais de 8,1 mil estudantes com jornada escolar ampliada e mais horas de aula, visando uma melhor preparação para o Ensino Médio. O período integral em Canindé teve início no ano de 2017 e, atualmente, a cidade é a única da região a atingir o patamar de 100% dos alunos do 9º ano nesse modelo pedagógico.
“Saímos de 6 mil para mais de 8 mil alunos em escolas de tempo integral. É muito importante essa marca porque representa mais conhecimento para os estudantes que estão prestes a ingressar no Ensino Médio e, logo depois, na universidade”, pontua a Prefeita Rozário Ximenes.
Além disso, 14 turmas de 11 escolas públicas no município obtiveram nota 10 no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Uma delas, inclusive, foi premiada pelo desempenho na principal avaliação de competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em língua portuguesa e matemática.
“Nós somos a única cidade a realizar avaliação de desempenho própria. Isso é muito importante porque conseguimos verificar como está o nível dos nossos alunos e focar em pontos de melhoria. Acreditamos muito que a educação merece todo esse investimento”, destaca o secretário de Educação, Kledeon Paulino.