No final da década de 1990 e início dos anos 2000, o reggae no Ceará começava a sair do gueto para conquistar uma legião de novos fãs. Isso porque, até esse período, os eventos com foco no estilo consagrado por Bob Marley, Peter Tosh e Alpha Blondy eram realizados em bairros e localidades à beira-mar. A virada de chave veio exatamente há 21 anos, quando o então estudante de música Daniel Feitosa percebeu que haveria espaço e aceitação para o gênero entre um público ainda maior. Foi assim que, de forma visionária, surgiu a Donaleda, que vem trilhando sua trajetória recheada de sucessos, parcerias e, principalmente, boas histórias. A banda se apresenta no XXI Festival do Escargot & Frutos do Mar, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. O show é no segundo dia do evento, no Palco das Marés, na Praça Principal, com início da programação às 21h.
Um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do Ceará, o Festival de Escargot e Frutos do Mar volta a ser realizado após pausa de dois anos em razão da pandemia. Assim como nas edições anteriores, o público vai ter a chance de conferir uma programação diversificada, que inclui gastronomia, música, feiras de artesanato, cultura e lazer. Trata-se de um momento em que os cearenses e visitantes de outros estados – e até de outros países – podem ver de perto todo o potencial turístico da região e as delícias da nossa culinária.
Reggae do Ceará
Ao longo de mais de duas décadas, a Donaleda se consolidou como uma das maiores referências do reggae não apenas no Ceará. O grupo já passou, por exemplo, pelos palcos de diversas cidades do Brasil e até do exterior, com destaque para o Rototom Sunsplash (Espanha), um dos maiores festivais de reggae do mundo; Ceará Music (Fortaleza); Carnaval de Rua de Recife (PE); A Noite do Cachorro Doido (Belém-PA) e Fifa Fun Fest, dividindo o palco com nomes como The Original Wailers, Stell Pulse, Honey Boy, Andrew Tosh, Cidade Negra, Natiruts, Skank, Gabriel O Pensador, o Rappa, dentre outros.
Uma das facetas da Donaleda é justamente a pluralidade do seu público. Os fãs vão do regueiro raiz até aqueles que curtem uma vertente com arranjos mais vibrantes, além de pessoas que gostam de outros estilos, como pop e rock, por exemplo. Hoje, os shows reúnem admiradores de todas as gerações, dos que começaram a seguir a banda em 2001 até os mais jovens, que ainda estão descobrindo o gênero musical e o estilo de vida do reggae.
Álbuns
A banda tem, no total, seis discos lançados. O primeiro trabalho, de 2003, intitulado “Liberdade e Libertação”, levou Donaleda ao topo das paradas de sucesso, emplacando os hits “Sistema Babilônico”, “Luz de Jah” e “Canto”. Já o segundo álbum, o “Resistência da Pedra”, de 2005, emplacou o hit “H para os Presos”, que deu origem ao primeiro videoclipe.
Em 2008, o grupo entrou em estúdio para gravar “Tudo Tens de Rever”, que trouxe a faixa bônus “I’m Survivor”, gravada em parceria com o cantor jamaicano Eric Donaldson. Lançado em 2011, o disco “Vibe Positiva” traz elementos da música regional, com a participação do cantor, compositor e instrumentista cearense Waldonys.
Em 2015, veio o quinto disco da banda, “Vida Labirinto”, com as participações de Nayra Costa, cantora cearense e ex-The Voice Brasil, em “O Caminho” e Cedric Myton, da banda jamaicana Original The Congos, em “Beside You”. O sexto trabalho estreou no ano seguinte. Trata-se de uma coletânea de 15 anos com os maiores sucessos, além de três músicas inéditas.
Atualmente, a Donaleda segue com sua agenda de shows, preparando-se para entrar em estúdio e gravar o próximo disco ainda em 2022.