Você já parou para pensar em como o mundo corporativo mudou? A relação entre empregadores e aqueles que buscam por oportunidades não é a mesma de anos atrás.
A procura de um emprego agora é uma atividade quase exclusivamente digital, com pessoas ingressando em empresas sem nunca pisarem em um escritório ou encontrarem seu gestor e colegas cara a cara.
Uma pesquisa global da AppDynamics, empresa do grupo Cisco, descobriu que um candidato a trabalho agora usa até seis serviços digitais ao procurar ou se candidatar a um novo emprego – e isso aumenta para sete no Brasil. Os serviços mais usados são sites de empregos, plataformas de mídia social e sites de avaliações de empregadores.
“Essa nova dinâmica do mercado de trabalho pode ser refletida pelo número significativo de pessoas que deixaram seus empregos após a pandemia. Nossa pesquisa, realizada em março e abril de 2023, mostra que essa tendência pode continuar ao longo deste ano, com 58% dos brasileiros pretendendo trocar de emprego nos próximos 12 meses. “Mesmo quando estão relativamente felizes e motivados no emprego atual, os funcionários de gerações mais novas estão muito mais abertos a explorar e buscar novas oportunidades por meio de serviços digitais,” comenta Luiz Cristovão, Diretor da AppDynamics para o Brasil.
Candidatos mais exigentes com os serviços digitais
Como as pessoas se tornaram mais dependentes de serviços digitais para pesquisarem e se candidatarem a empregos, suas expectativas de como esses serviços devem funcionar aumentaram. Entre os brasileiros, 99% dos entrevistados afirmam que é importante que os serviços digitais que usam para encontrar e se candidatar a empregos forneçam uma experiência digital rápida e contínua, sem atrasos ou interrupções.
Procurar um emprego pode ser estressante e também pode consumir muito tempo. E para 47% dos brasileiros, se esses sites não entregarem uma boa experiência, eles desistirão de aplicar para a vaga de uma organização.
O que isso significa para as organizações e recrutadores?
Como as organizações de todos os setores buscam atrair novos talentos e lidar com a escassez de mão de obra qualificada, é vital que entendam esses novos comportamentos entre os candidatos a emprego.
Os líderes de organizações precisam começar a colocar a experiência digital no centro de seus esforços de recrutamento, reconhecendo o papel vital que ela agora desempenha na atração e engajamento de novos talentos. Mas, para fazer isso, eles precisam garantir que seus departamentos de TI tenham as ferramentas e os insights necessários para gerenciar e otimizar aplicações de forma consistente e constante.
Atualmente, com a mudança para ambientes multinuvem e híbridos, muitos profissionais de TI não conseguem gerenciar um departamento cada vez mais fragmentado e dinâmico, sem visibilidade unificada das aplicações executadas.
As organizações, portanto, precisam equipar suas equipes de TI com uma solução de observabilidade unificada que abrange ambientes nativos da nuvem e locais e monitora a integridade das principais transações de negócios. Com informações em tempo real dos dados de telemetria, as equipes de TI podem identificar rapidamente a causa raiz dos problemas e agilizar a resolução dos serviços digitais.
Para as empresas empregadoras que são capazes de fazer isso, os benefícios podem aparecer mais rápido do que imaginam.