Foto: Ribamar Neto
O Dia Mundial da Limpeza une milhões de voluntários pelo mundo para enfrentar o problema global do lixo e propor soluções para um futuro mais limpo.
Celebrado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza, ou World Cleanup Day, tem como proposta unir o mundo em para enfrentar o problema global do lixo e propor soluções para um futuro mais limpo e sustentável. O movimento mobiliza 180 países e planeja reunir mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo através de iniciativas de conscientização.
Saville Alves, co-fundadora da SOLOS – startup baiana focada em promover economia circular e o descarte correto de resíduos -, ressalta que o Dia Mundial da Limpeza amplia o compromisso da sociedade com o meio ambiente e também acende o alerta para repensar as formas do consumo, ponto principal do desafio do lixo e gestão de resíduos.
“Onde há consumo,há resíduos. E o World CleanUp Day nos ajuda a questionar e propor ações que possibilitem, por exemplo, a diminuição da frequência de compras, impulsionar as empresas a pensarem novos designs das embalagens, com a substituição de matérias-primas virgens por recicladas, ou diminuindo a proporção de determinados materiais em sua composição. Não é só sobre o descarte correto, é também sobre a nossa relação com a produção de resíduos”, explica.
Apesar das incontáveis ações em prol do descarte correto de resíduos, das iniciativas de ampliação da reciclagem e uso dos materiais advindos deste processo, é nítido que apenas uma parte da população está comprometida com a gestão adequada de resíduos. O Brasil, que é o maior gerador da América, deixa de coletar cerca de 6,4 milhões de toneladas de resíduos por ano. Além disso, a disposição inadequada do lixo afeta a saúde de 77,5 milhões de pessoas no país.
Não tem como falar de reciclagem e coleta seletiva sem falar de saúde, emprego e renda. Saville destaca que o pontapé inicial para transformar o compromisso pontual do Dia Mundial da Limpeza em rotina é despertar na sociedade a conscientização sobre a importância do descarte correto e coleta seletiva. Para a co-fundadora da SOLOS, é preciso “contagiar as pessoas com o pensamento de que esse processo não é algo complexo, assim vamos estimular o cidadão a ir na direção do que eu preciso”.
Outro ponto importante e que merece destaque no CleanUp Day deste ano é a iniciativa do delivery de reciclagem pós-consumo, Re-ciclo, gerida pela startup SOLOS, com parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da foodtech iFood e com a participação das Associações dos Catadores da Rosalina e Moura Brasil. O projeto tem como objetivo impulsionar o descarte correto de resíduos na capital cearense, gerar melhoria das condições de trabalho e incremento de renda para os catadores.
Para Marilene, catadora de materiais recicláveis há 20 anos, o Re-ciclo além de ampliar a quantidade de materiais coletados, pois disponibiliza agendamento para retirada dos resíduos, também transformou a forma como o trabalho é realizado. “Todo dia a gente saia puxando a carroça pela cidade, era exaustivo, mas agora com o Re-ciclo nós usamos as bicicletas e tudo ficou mais fácil. A gente agora trabalha no EcoPonto e só sai quando tem coleta agendada”, destaca.
Com projeção de coletar 350 toneladas de resíduos na etapa “piloto” do Re-ciclo, a SOLOS prevê uma renda estimada em R$370 mil para os catadores associados. Com a aproximação do CleanUp Day, a expectativa é que o engajamento da população aumente e que seja um estímulo para despertar a consciência sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.
CleanUp Day Fortaleza
Para impulsionar a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, bem como a importância da reciclagem para o meio ambiente, a SOLOS atuará em conjunto com a Prefeitura Municipal de Fortaleza em uma ação na Praia do Futuro. A iniciativa “Dia de limpeza de praias, rios e lagoas” acontece no Dia Mundial da Limpeza, 17 de setembro, a partir das 7h30.