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    No Dia do Cinema Nacional, Tela Quente apresenta ‘Pureza’, com Dira Paes e direção de Renato Barbieri

    Pureza recebeu do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, o prêmio ‘Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas 2023’, em Washington, D.C. Aos 80 anos, Pureza Lopes Loyola é a única brasileira a receber o prêmio ‘Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas’, desde a sua criação, em 2004. A homenagem concedida pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, aconteceu dia 15/06, em Washington, D.C. Essa premiação consagra Dona Pureza por seus esforços no combate aos trabalhos em condições análogas à escravidão no Brasil, um feito inédito para uma mulher nordestina, preta, pobre e que se alfabetizou somente aos 40 anos, com o objetivo de ler a Bíblia.
    Sua história ficou conhecida após o lançamento nacional do filme ‘Pureza’, do diretor Renato Barbieri, em 2022. Inspirado na luta de uma mãe brasileira que, durante três anos, desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar seu filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira. Vencedor de 30 prêmios nacionais e internacionais, o longa “Pureza”, protagonizado por Dira Paes e grande elenco, conta ainda com a produção de Marcus Ligocki Jr.
    Em celebração a essa premiação, o filme ‘Pureza’ será exibido na TV Globo nesta segunda-feira, dia 19/06, às 22h, no Tela Quente, coincidentemente a data do retorno de Dona Pureza ao Brasil já laureada, pousando no aeroporto de Guarulhos (SP), às 10h30, onde ficará até as 13h30 e embarcará para Teresina para, então, retornar à sua Bacabal/MA. Outra coincidência é que nesta segunda celebramos o Dia do Cinema Nacional. “Essa premiação do TIP HERO, conferido à Dona Pureza Lopes Loyola pela Secretaria de Estado dos Estados Unidos, é de relevância histórica, pois trata-se da única pessoa no Brasil a receber as duas maiores condecorações abolicionistas que conhecemos: o TIP HERO, em Washington, em 2023, e o ANTI-SLAVERY AWARD, conferido pela Anti Slavery International, em Londres, em 1997. É a coroação da luta incansável dessa nossa heroína cabocla em favor dos direitos à Vida, vivida de forma impactante por Dira Paes no filme Pureza, como também fortalece sobremaneira a luta abolicionista no Brasil em todos os campos.”  Renato Barbieri, cineasta

    TRINTA ANOS DE ATIVISMO
    Em 2023, a trajetória de Dona Pureza completa 30 anos. Seu empenho em coletar provas sobre trabalhadores em situação análoga à escravidão na Amazônia deu impulso decisivo à criação, em 1995, do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, que uniu auditores-fiscais do trabalho, policiais federais e procuradores do trabalho para viabilizar o cumprimento da lei e a observância de direitos trabalhistas em todo o território nacional.
    Entre 1995 e 2021, o Grupo Móvel libertou mais de 62 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão. Em 2018, segundo estimativas da Walk Free Foundation, 369 mil pessoas foram submetidas à escravidão no Brasil. No mesmo ano, segundo a OIT, 40,3 milhões de pessoas foram submetidas à escravidão em todo o mundo. No ano passado, a estimativa da OIT para escravizados no mundo subiu para 50 milhões.

    DONA PUREZA
    “Os olhos do mundo iriam vê-la “, essa foi a frase ou profecia que Pureza Lopes Loyola ouviu de seu pastor uma semana antes de receber a ligação do diretor Renato Barbieri, com a notícia de que gostaria de filmar sua história de luta contra a escravidão moderna, no ano de 2007. Ali ela decifrou a mensagem: “os olhos do mundo é o cinema”. O filme Pureza já foi exibido, até o presente momento, em 20 países.
    Dezesseis anos após esse telefonema, Pureza recebeu das mãos do governo americano a mais alta honraria que uma ativista pelos Direitos Humanos pode receber, além de ter sua história de vida aplaudida em todas as esferas de poder no Brasil e outros países.
    Pureza Lopes Loyola nasceu em Presidente Juscelino, município a 85 km de São Luís, e se mudou para Bacabal, a 240 km da capital, onde o marido tinha parentes. Com o fim do casamento, a sobrevivência passou a depender da olaria familiar e da venda de tijolos na qual trabalhava com seus cinco filhos.
    Em 1993, depois de meses sem notícias do filho caçula, Antônio Abel, que partiu para a Amazônia em busca da sorte no garimpo, Pureza decidiu seguir seu rastro. Com a roupa do corpo e munida de uma bolsa, sua Bíblia e uma foto de Abel, Pureza estava decidida a encontrá-lo vivo ou morto. Sabia apenas que ele tinha ido ao Pará.
    Em sua busca determinada por Abel, Pureza visitou grandes fazendas e descobriu um perverso sistema de aliciamento e escravidão de trabalhadores “contratados” para derrubar grandes extensões de mata nativa a fim de converter a área em pastagem para o gado. De fazenda em fazenda, Pureza conheceu de perto o drama dos peões, tornando-se amiga e confidente dos trabalhadores. Conheceu por dentro o sistema pelo qual os empregadores confiscavam documentos de identidade dos empregados e tornavam-nos totalmente dependentes dos encarregados para obter ferramentas de trabalho, víveres e produtos básicos. Ouviu relatos dramáticos de trabalhadores que poderiam ser mortos se tentassem se rebelar ou fugir.
    Com a ajuda da Comissão Pastoral da Terra – a CPT, Pureza entrou em contato com o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho no Maranhão, no Pará e em Brasília. Chegou a escrever cartas para três presidentes da República: Fernando Collor, Itamar Franco (o único que lhe respondeu) e Fernando Henrique Cardoso. Até hoje, ela guarda uma cópia de cada uma dessas cartas.
    Hoje, Abel vive em Bacabal com Pureza e a família.  A política de combate ao trabalho escravo no Brasil se tornou referência mundial.

    SOBRE O FILME PUREZA
    O longa-metragem é um filme ficcional com um processo inédito de engajamento social desde sua viabilização, que conta hoje com a participação de mais de 95 organizações nacionais e internacionais atuantes na causa, tais como Comissão Pastoral da Terra – CPT, Ministério Público do Trabalho – MPT, Sistema Justiça do Trabalho e a Anti Slavery International, dentre muitas outras.
    ‘Pureza’ causa impacto e identificação ao abordar a realidade da mecânica do trabalho escravo. Do aliciamento de trabalhadores feito à base de falsas promessas de “emprego bom” e “salário bom”, esses passando por situações de grande violência física e emocional, apreensão dos documentos, endividamento enganoso, jornadas exaustivas, condições degradantes e até cárcere privado. Como diz Dona Pureza, “para boa parte desses escravizados, o salário é a morte”.
    Desde o lançamento do filme, em maio de 2022, mais de 100 sessões sociais foram realizadas em diversas capitais e regiões vulneráveis do Brasil profundo com o objetivo de sensibilizar e ampliar a consciência social sobre a trágica e criminosa realidade do trabalho escravo contemporâneo e promover o engajamento para a promoção do trabalho digno no Brasil.
    Como parte desses ciclos de projeção seguida de conversas em favor do combate e erradicação do trabalho escravo contemporâneo, o filme “Pureza”, em potente parceria com a CPT, segue com intensa agenda junto a escolas e associações da sociedade civil organizada, bem como estabelecendo uma conexão direta e rara entre Justiça e Arte cinematográfica, tendo como entusiastas juízas e juízes, desembargadoras e desembargadores, procuradoras e procuradores do trabalho (MPT) por todo o país.
    O filme “Pureza” será exibido nesta segunda na Tela Quente da TV Globo.

    DIA DO CINEMA NACIONAL
    O Dia do Cinema Nacional é celebrado anualmente no Brasil no dia 19 de junho. A data foi instituída em 2001 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, como forma de valorizar e reconhecer a importância da produção audiovisual brasileira.
    A história do cinema no Brasil remonta ao início do século XX. A primeira exibição pública de um filme no país aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro. A partir daí, o cinema se popularizou rapidamente, tornando-se uma das principais formas de entretenimento da população.
    Durante as décadas de 1920 e 1930, o cinema brasileiro viveu um período de grande efervescência, com a produção de obras que retratavam a realidade do país e buscavam construir uma identidade nacional. Nomes como Mário Peixoto, Humberto Mauro e Glauber Rocha se tornaram referências do cinema nacional.
    No entanto, a partir da década de 1960, o cinema brasileiro passou por um período de crise, com a entrada massiva de filmes estrangeiros no mercado e a falta de incentivos para a produção nacional. A situação só começou a mudar a partir da década de 1990, com a criação de leis de incentivo à cultura e a retomada da produção de filmes brasileiros.
    Foi nesse contexto que o Dia do Cinema Nacional foi instituído, como forma de reconhecer a importância da produção audiovisual brasileira e incentivar o público a valorizar e prestigiar os filmes nacionais.

    Desde então, a data tem sido celebrada em todo o país com uma série de eventos e atividades relacionadas ao cinema brasileiro. Em muitas cidades, são realizadas exibições de filmes nacionais, debates com cineastas e atores, lançamentos de livros e mostras de arte.
    Além disso, o Dia do Cinema Nacional também serve como uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pela produção audiovisual brasileira e buscar soluções para superá-los. Entre os principais desafios estão a falta de recursos para a produção e distribuição dos filmes, a concorrência com os filmes estrangeiros e a falta de incentivos fiscais.
    Apesar desses desafios, o cinema brasileiro tem conseguido se reinventar e produzir obras de grande qualidade e relevância cultural. Nos últimos anos, filmes como “Bacurau”, “Que horas ela volta?”, “Tropa de Elite” e “Central do Brasil” têm sido premiados em festivais internacionais e conquistado o público em todo o mundo.
    O Dia do Cinema Nacional, portanto, é uma oportunidade não apenas de celebrar a produção audiovisual brasileira, mas também de refletir sobre o seu papel na construção da identidade nacional e na promoção da cultura brasileira no mundo.

    SERVIÇO
    Site: https://www.purezaofilme.com.br/

    Instagram: @purezaofilme (https://www.instagram.com/purezaofilme/) @gayafilmes @renatbarbieri @marcusligockijr_5em1

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DHqa20esK7e0ervbBNjYGi

    Twitter: @purezaofilme (https://twitter.com/purezaofilme)

    PUREZA – Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=7K-XQrh6Bdw

    By João Pedro Silva

    É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

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