O instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, Maestro Spok, sobe ao palco do teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz, nesta quinta-feira (15), a partir de 19h, para apresentar um concerto abordando a história do frevo, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O evento conta ainda com a presença do baterista Adelson Silva e do maestro Ênio Antunes. A entrada é gratuita, sujeita a disponibilidade do espaço. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla.
O show integra a temporada 2023 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, da Tapera das Artes, que está em sua quinta edição intitulada “No Palco & Na Vida”. Os músicos irão apresentar o espetáculo “O frevo e sua história nos passos da marcha, maxixe, dobrado, passo de anjo, ninho de vespa, frevo sanfonado e polca, em uma fusão de gêneros de danças brasileiras, no traço e no gesto da arte musical, do maestro Spok Cavalcante de Albuquerque”.
Ainda sobem ao palco os grupos musicais Catavento, Big Band, a Orquestra Popular de Repertório, Tapera Arte Ensemble, Liu Man Ying, as bandas de música do Eusébio e de Aquiraz, os alunos da Residência Artística, da UFC e da instituição Tapera das Artes. “É um diálogo vivo com a cultura musical do Brasil, é a história do frevo, um dos maiores presentes de Pernambuco para o mundo”, destaca o maestro Ênio Antunes, responsável pela direção artística e regência do projeto.
A temporada 2023 do “Encontro Mestre & Aprendiz já contou com apresentações de Leila Pinheiro, Jaime Ernest Dias, Alexandre Ritter e do maestro Márcio Landi. Ao longo do ano, ainda irão se apresentar, gratuitamente, na Tapera das Artes, os músicos Paulo Braga, Abel Rocha, Davide Carbone, Nelson Ayres e os maestros Moisés Inácio e Marcelo Corrêa.
O projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” apresenta uma série de encontros entre mestres consagrados e reconhecidos no cenário nacional e internacional da música com aprendizes e arte educadores, por meio de workshops temáticos, finalizando com concertos interativos, a fim de utilizar suas expertises para potencializar novos processos criativos de grupos musicais e fomentar a formação de plateia, beneficiando diretamente 4200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e seus educadores e o público presente nos concertos interativos.
A quinta edição do “Encontro Mestre & Aprendiz – No Palco & Na Vida” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes e Prefeitura de Aquiraz; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, Petrorecôncavo, Grupo FAN, Marquise Ambiental e Companhia de Gás (Cegás). Agradecimento a Enel.
Sobre Maestro Spok – o gênio do frevo
Maestro Spok nasceu em Igarassu, Pernambuco, e vem conduzindo a SpokFrevo Orquestra há 20 anos, disseminando o frevo no Brasil e no mundo. Já lançou três discos que trazem o frevo como obra-prima: “Passo de Anjo”, “Ninho de Vespa” e “Frevo Sanfonado”. Começou a tocar aos 13 anos, e no final dos anos 80, ingressou no Centro de Criatividade Musical do Recife, onde tocou ao lado de mestres do gênero como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, entre outros.
Ao longo da carreira, se apresentou com outros artistas renomados como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Edu Lobo, Sivuca, Léo Gandelman, Lenine, Gal Costa, Edu Lobo, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Zé Ramalho.
Como parte do projeto de resgate da história do frevo, o maestro mantém há quatro anos o Instituto Passo de Anjo, na Comunidade do Fosfato, no município de Abreu e Lima (PE). A organização sem fins lucrativos promove oficinas de música, dança, artes cênicas e canto para crianças e jovens da comunidade e ainda propõe a criação de uma orquestra infantil de frevo com “corpo” de dança.
Tapera das Artes
Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.