Pequenas e médias empresas (PMEs) são a base de toda e qualquer comunidade. Com um número estimado de 400 milhões de PMEs operando globalmente, elas representam 99% de todas as empresas ao redor do mundo. Esses negócios são a principal fonte de criação de empregos, compondo entre 60% a 85% do mercado de trabalho. E, segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho, eles podem contribuir em até 70% do PIB global.
Com esse tipo de escala e impacto, as PMEs precisam da capacidade de inovar para serem bem sucedidas e prosperarem em uma economia digitalmente habilitada.
Durante a pandemia, vimos que as empresas capazes de acelerar a sua transformação digital se saíram melhor do que as que não o fizeram. Muitas relataram um crescimento devido ao foco na inovação tecnológica.
Devido ao fato de vivermos em um momento sem precedentes, a Microsoft teve a curiosidade de entender como as PMEs encaram a atual situação do mundo dos negócios, quais são seus objetivos e prioridades e de avaliar se a tecnologia é vista como uma ferramenta de promoção de um negócio bem sucedido no futuro.
A Analysys Mason foi a encarregada de realizar uma pesquisa que contou com a participação de mais de 3.000 PMEs de 10 diferentes setores ao redor do mundo, representando a visão das PMEs mundialmente.
Hoje, estamos satisfeitos em divulgar as nossas conclusões com o estudo Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022.
Principais achados
A adoção da tecnologia digital contribui para um crescimento mais rápido
O estudo confirma que quase 70% das empresas consideram o crescimento como sua principal motivação, e negócios pioneiros na adoção da tecnologia tiveram um crescimento mais rápido e maior. As empresas que foram identificadas como uma das primeiras em adotar novas tecnologias possuem o dobro de chances de ter atingido os seus objetivos comerciais e um crescimento maior de capital no último ano, além de também terem quatro vezes mais probabilidade de estarem confiantes com o futuro do negócio. Hoje, as empresas estão focadas em manter o atual ritmo de crescimento, mesmo em um cenário de incertezas políticas, alta da inflação e dos custos com energia. Para 51% das empresas, os impactos contínuos da Covid-19 nos negócios continuam sendo uma preocupação.
Segurança e confiabilidade como base
Mais de dois terços das PMEs planejam aumentar seus orçamentos de TI no próximo ano, priorizando investimentos das seguintes formas:Oitenta por cento das empresas esperam ter uma força de trabalho híbrida durante, pelo menos, os próximos dois anos e demandam por uma tecnologia que apoie seus objetivos comerciais de forma confiável e segura.
Parceiros aceleram o crescimento de PMEs e fortalecem a estratégia de negócios
Enquanto a maioria das PMEs reconhece a importância da tecnologia para atingir as metas comerciais, apenas 16% a consideram essencial. Entretanto, muitas delas precisam de parceiros para mapear a tecnologia certa para sua estratégia de negócios. Quase a metade das PMEs escolhe parceiros para auxiliar em questões de tecnologia, sendo que 33% favorecem Provedores de Serviços Gerenciados ou Provedores de Soluções em Nuvem, os quais eles esperam que recomendem de forma proativa soluções tecnológicas para acelerar as metas comerciais das empresas.
O fator millenial
Os millenials, aqueles nascidos entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século 20, concentram 41% do poder de tomada de decisões sobre tecnologia. Eles tendem a trabalhar para empresas que estão há menos tempo no mercado de trabalho e 13% dos millenials têm alta probabilidade de enxergar a tecnologia como importante ou até essencial para o sucesso comercial. Quase um terço dos millenials se identificam como fãs de tecnologia na sua vida pessoal, sendo influenciados pelo seu comportamento como consumidores, inclusive pela sua forma de comprar e se relacionar com a tecnologia e por valorizarem as avaliações e resenhas de outros usuários na hora de tomar decisões. Em 2016, o estudo “How Millennials Work and Live” realizado pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, apontou que os millenials preferem um trabalho que ofereça um propósito mais do que um trabalho que ofereça um alto salário. Os Millenials, como empresários, aplicam esses valores às suas prioridades comerciais e tecnológicas.
Objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG) não são apenas para as grandes empresas
Dois terços das PMEs que participaram do estudo da Microsoft possuem alguma estrutura de avaliação e monitoramento de ESG em vigor.
Os empreendedores millenials são os mais adeptos, sendo os mais propensos a ter um relatório anual dedicado ao progresso de seus objetivos de ESG. Em termos de áreas de foco, 37% citaram a redução de seu impacto ambiental, 30% queriam melhorar sua diversidade e inclusão, enquanto 30% estavam focados na criação de novos empregos. O estudo aponta para uma ligação entre o foco em ESG e o alcance dos objetivos comerciais – sendo estes dois traços os mais prevalecentes entre os negócios pioneiros na adoção da tecnologia.
99% das empresas do mundo estão ativamente buscando soluções para enfrentar os desafios atuais e gerar novas oportunidades. Esta comunidade tem impacto nas economias mundiais e na subsistência de bilhões de pessoas. Eles fazem isso não apenas para ser resistentes e sobreviver, mas para prosperar e trazer inovação para suas indústrias e valor para seus clientes. A Microsoft continua a ouvir e aprender com seus clientes Do setor, se alinhando com o que está no topo das preocupações deles.
Juntos, as possibilidades são infinitas, e existem oportunidades em abundância para todos.
Baixe aqui o estudo completo Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022.
Para obter mais recursos para ajudar em sua jornada digital, visite o Centro de Recursos para Pequenas Empresas da Microsoft.