Seguindo no objetivo de proporcionar experiências e momentos de imersão digital à sociedade, a ibyte promoveu, no último final de semana (10 e 11 de setembro), o Hackathon, maratona de tecnologia e inovação para alunos do Centro Universitário Farias Brito (FB Uni). A iniciativa, feita em parceria com Instituto Euvaldo Lodi Ceará (IEL/CE) e o FB Uni, ocorreu no campus Aldeota da universidade e teve como objetivo fomentar ideias inovadoras em relação à experiência fígital, que integra os ecossistemas on-line e off-line com objetivo de tornar a experiência do consumidor mais completa nas áreas de assistência técnica e experiência de compra no varejo. A competição foi conduzida por Fábio Braga, Head do Hub de Inovação do IEL/CE e, como mentores, estiveram vários nomes do ramo da tecnologia e inovação.
Uma das propostas da equipe vencedora foi a instalação de totens de autoatendimento em pontos estratégicos de shoppings centers, no aumentar a visibilidade dos produtos, atrair clientes para o espaço físico e possibilitar a realização de compras sem a necessidade de um vendedor. Isso possibilitaria a satisfação de consumidores que preferem escolher suas aquisições sem um profissional presente e diminuiria custos para a empresa.
Na ocasião, aconteceu a entrega de prêmios para times classificados nas melhores colocações. O primeiro lugar recebeu um prêmio ofertado pela ibyte, kit FB Uni e bolsa de 50% nos cursos de extensão do centro universitário para todos os integrantes. As equipes do segundo ao sexto lugar receberam um kit FB Uni e bolsa de 30% em cursos de extensão.
Além da premiação, os alunos que participaram da iniciativa tiveram a oportunidade de aprender e exercitar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e aplicáveis às realidades de empresas nos temas propostos. Nelson Gurgel, diretor de marketing da ibyte, destacou a relevância de iniciativas de desafios como o Hackathon para a formação dos estudantes. “O evento constitui uma oportunidade importante para alunos de todas as áreas mostrarem suas ideias. É uma chance para se qualificar no ramo tecnológico e se preparar para o futuro”, declarou.
Sobre o Hackathon
O Hackathon é uma competição que surgiu da união das palavras hack (programar) e marathon (maratona), com intuito de fomentar boas ideias a partir da reunião de programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software.