O papel estratégico do Hidrogênio Verde na transição energética, as possibilidades de investimento e desenvolvimento que essa fonte de energia sustentável oferece para o setor da construção civil do estado do Ceará, foram os assuntos da palestra proferida pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, para dezenas de integrantes do Sinduscon Ceará. O evento foi realizado nesta terça-feira (15/05), no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria.
Durante o evento, Ricardo Cavalcante fez uma apresentação, compartilhando seus conhecimentos e experiências sobre o potencial desse mercado em expansão. Ele reforçou a quantidade de oportunidades de negócios que deverá ser gerada nos próximos anos a partir deste novo setor da economia. “Nosso objetivo, hoje, da FIEC, e do SESI-CE e SENAI-CE, é trazer os empresários da construção civil e da construção civil pesada para entenderem os projetos de Hidrogênio Verde, e o que está por vir para o Ceará. A construção civil está envolvida em todos os projetos que já estão acontecendo aqui e no planeta”, afirmou.
Cavalcante destacou o papel estratégico do Hidrogênio Verde na transição energética, ressaltando as possibilidades de investimento e desenvolvimento que essa fonte de energia sustentável oferece para o estado do Ceará. “Se espera que até 2050, haja um investimento na transição energética, que será a maior que o ser humano já passou, de 150 trilhões de dólares no planeta. O número de operações que estão acontecendo já é muito grande. Quem está discutindo isso não é só a FIEC ou o Brasil, é o planeta. E temos de entender o que vai acontecer”, ressaltou.
Sobre o envolvimento do setor da construção civil, o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, destacou a importância de todos se prepararem para aproveitar as oportunidades que virão num futuro próximo. “O novo momento do setor de energia deve gerar um incremento em habitação em todo o Estado, seja na construção de novas unidades como no “upgrade” das residências”, afirmou. Ele aponta ainda que é possível fazer um consórcio de empresas para empreender e atender às demandas do mercado.
O Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sincope), Dinalvo Diniz, também destacou a importância do engajamento dos empresários da indústria para aproveitar todas as oportunidades que o mercado deverá apresentar no futuro e enalteceu o trabalho de impulsão de negócios realizado pela FIEC e pelo Presidente Ricardo Cavalcante.
O presidente eleito da CBIC, Renato Sousa, falou sobre a importância de os empresários se prepararem para este novo cenário. “Fiquem atentos a esse processo de hidrogênio verde, que é muito impactante no aspecto econômico para a região.Qualifiquem seus trabalhadores e preparem suas empresas.O Ceará vai decolar”, concluiu.