A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de lei que propõe a criação de bibliotecas virtuais compartilhadas nas escolas da rede pública municipal de ensino. O PL, que tem autoria do vereador Pedro Matos, tem como objetivo fornecer aos professores, alunos e funcionários materiais de leitura e livros didáticos que servirão como base durante todo o ano letivo.
Para participar e ter acesso à biblioteca virtual, os alunos devem estar matriculados regularmente em uma escola da rede pública ou realizar o cadastro perante a Secretaria Municipal de Educação (SME). A biblioteca disponibilizará conteúdos de acordo com a idade e série do aluno e deverá ser atualizada a cada seis meses.
Segundo o vereador Pedro Matos, é importante dinamizar e tornar o ensino ainda mais acessível para todos. “Queremos incentivar por meio da leitura didática e literária o contato dos estudantes com a cultura e o conhecimento. Esse projeto das bibliotecas compartilhadas é de extrema importância para as crianças e os jovens que já nasceram na geração do digital, assim como também para os profissionais que os acompanham. Tivemos como base a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incentivar a democratização do acesso à informação e a valorização da leitura”, define.