• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Exposição excessiva a telas acelera riscos de problemas oculares em crianças e adultos

As telas estão presentes em quase todos os momentos da nossa rotina. No trabalho, nas escolas, universidades e nos momentos de lazer a tecnologia se faz presente, através da tela de computadores, celulares, tablets, kindles e outros. Essa exposição frequente e contínua à iluminação artificial dos aparelhos eletrônicos pode ser responsável por exemplo, a progressão da miopia em crianças e adolescentes.

Uma das principais complicações resultadas pela exposição às telas é o ressecamento dos olhos, ou “olhos secos”, como é conhecido popularmente, de acordo com Jovanni Gomes, médico oftalmologista do Núcleo do Oftalmologia. “Ao olharmos para telas tendemos a piscar menos vezes do que o normal. O olho acaba ficando menos lubrificado do que deveria, causando sensação de ardência, desconforto e cansaço”, explica o especialista.

Já em crianças, o profissional discorre que a intensa exposição dos olhos aos aparelhos com telas pode levar ao desenvolvimento e agravamento de casos de miopia nas crianças. “As telas podem causar alterações no globo ocular, que provocam a miopia. Em alguns casos, a exposição à luz artificial pode piorar da miopia, tornando o quadro irreversível”, pontua Dr. Jovanni.

O uso diário de telas recomendado pode variar de acordo com a idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A instituição recomenda ainda que crianças menores de dois anos não sejam expostas aos aparelhos com tela. Já a Sociedade Brasileira de Oftalmologia discorre que se o uso de telas ultrapassar quatro horas diárias, deve-se ser feitas pequenas pausas com o objetivo de evitar a intensificação do desconforto visual.

Sobre o Núcleo de Oftalmologia

O Núcleo de Oftalmologia, novo em sua estrutura física, traz em sua bagagem a experiência e a confiabilidade de seus profissionais. Localizado na Torre Saúde do Complexo OTO Santos Dumont, é credenciado por seu corpo clínico com sólida formação em centros de ensino de referência nacional e internacional. Em apoio ao grupo técnico-científico, o Núcleo de Oftalmologia conta com equipamentos de última geração para prevenção, auxílio diagnóstico e tratamento, usando a tecnologia em prol das reais necessidades de seus pacientes.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *