Investir na qualidade e modernização da educação: esse é o objetivo da Cimento Apodi em parceria com a Escola de Educação Básica Menino Jesus de Praga, no distrito de Lagoinha, em Quixeré/CE, com a realização do projeto “Robótica Maker Apodi”.
O projeto tem apoio técnico do SESI e está oferecendo consultoria pedagógica para 20 professores desenvolverem aulas inovadoras, criativas e tecnológicas com uso da cultura maker (‘faça você mesmo’), com base na metodologia STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A aula inaugural foi realizada de forma online no dia 3 de abril e o programa do curso deve durar cinco meses, com aulas online e presenciais, onde os professores receberão formação para implantar as metodologias de ensino para cerca de 293 estudantes, entre o 6º e o 9º ano.
Segundo a especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges, o Projeto Cultura Maker Apodi tem como foco principal o fortalecimento das escolas públicas especialmente como forma de complementar a formação do professor. “Nós atuaremos com 100% dos professores da escola Menino Jesus de Praga, com impacto positivo no ensino e aprendizado de 293 crianças e adolescentes com acesso a ferramentas de robótica, um dos requisitos do mundo do trabalho”, avalia Cybelle.
“O projeto de Robótica está alinhando com a causa da Educação, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relevantes para a Cimento Apodi e está presente em outras iniciativas. Para a realização das oficinas a serem conduzidas pelo SESI, estão sendo disponibilizados, pela Apodi, como ferramenta metodológica, kits LEGO® que irão estimular, de forma didática, os alunos”, explica Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi.
Ainda de acordo com a diretora da escola, Maria Consolata Santiago Oliveira, os professores, técnicos de secretaria e coordenadores envolvidos com a formação estão muito entusiasmados com o curso.
“Além da imersão ao programa, o aprofundamento da metodologia STEAM e a vivência pedagógica com base na metodologia maker, nós teremos ainda o importante acompanhamento pedagógico do SESI para realização dos planejamentos coletivos e interdisciplinares. Agradecemos muito à Apodi pelo apoio e por acreditar que a educação de qualidade é vital para o desenvolvimento de uma comunidade ”, diz Maria Consolata.
O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas do conhecimento e é baseada em projetos. Tem como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais, e preparando os alunos com inovação, autonomia e criatividade para a resolução de problemas e desafios futuros.