• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Com 3,8% dos cearenses sem registro de nascimento, mutirão em vários pontos de Fortaleza foca em pessoas em situação de rua

    O Brasil ainda sofre com o problema da falta de registro de recém-nascidos e muitos deles já adultos. Com o intuito de erradicar essa problemática social, que interrompe a garantia de direitos básicos, um mutirão encabeçado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), acontecerá nas 27 capitais do país. A “1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”, entre os dias 08 e 12 de maio, contará com ação em vários pontos de Fortaleza. Pelo seu papel relevante na emissão desse documento, representando os cartórios de registro civil no estado, a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) vê a iniciativa como fundamental no processo de cidadania e definição de políticas públicas.

    De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cobertura de registro civil de nascimento no Ceará é de 96,2%, o que mostra que 3,8% dos cearenses não foram devidamente registrados. Estão também envolvidos na ação em Fortaleza, a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec – TJCE), a Vara de Registros Públicos de Fortaleza, o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Capital e a Associação Cearense de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-CE). O projeto visa, primordialmente, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua.

    Esse mutirão integra o conjunto de ações propostas no Provimento n. 140/2023, ordem estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como meta criar o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, bem como instituir a Semana Nacional do Registro Civil, de nome “Registre-se!”. A falta de registro civil é um entrave na obtenção de serviços básicos ao cidadão, como a moradia, educação, saúde, e demais direitos humanos e civis.

    Para evitar que o bebê recém-nascido saia da maternidade sem o devido registro, é importante que os pais compareçam até o cartório presente no hospital com a documentação necessária para que a criança esteja registrada após a alta médica. A emissão das certidões de nascimento é um procedimento simples e gratuito.

    A campanha é um importante passo rumo à erradicação da falta de registro civil em todo o estado. É o que almeja a diretora de Comunicação da Anoreg-CE e titular do cartório de Registro Civil em Granja, Priscila Aragão, que enxerga na ação estabelecida pelo CNJ um elo entre os cartórios cearenses e a população. “É sempre importante lembrar problemas graves causados pela falta de registro civil no país, o que é um reflexo das desigualdades sociais e de informação ainda existentes. Portanto, ter o alinhamento de órgãos públicos como a Corregedoria-Geral, Arpen-CE e Anoreg-CE, entre outros, só mostra que temos tudo para sermos otimistas quanto à obtenção de um alto número de registros.”

    Fonte: CNJ

    Serviço:
    1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se
    Local: Praça do Ferreira
    Data: 8/05 (segunda-feira)
    Horário: 08 às 16:30

    Local: Praça da Estação
    Data: 9/05 (terça-feira)
    Horário: 08 às 16:30

    Local: Parque das Crianças
    Data: 10/05 (quarta-feira)
    Horário: 08 às 16:30

    Local: Parque Bisão
    Data: 11/05 (quinta-feira)
    Horário: 08 às 16:30

    Reservado para a Vara de Execuções
    Data: 12/05 (sexta-feira)
    Horário: 08 às 16:30

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *