A cidade de Canindé se prepara para uma edição histórica do Maio Mariano, mês que celebra a devoção e a fé em Nossa Senhora e deve atrair mais de 50 mil pessoas. De 1º a 31 de maio, são realizadas diversas celebrações religiosas no município, com procissões, carreatas e a tradicional coroação na praça dos romeiros.
Todos os dias, ocorre novena à Mãe do Senhor, Maria Santíssima, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, uma procissão levando a imagem de Nossa Senhora visita uma residência, escola ou instituição do município onde pernoita até o dia seguinte.
O cortejo religioso é acompanhado com muita oração e louvor ao som da Orquestra de Sopros Maestro J. Ratinho, que há mais de 60 anos faz parte da história e cultura de Canindé.
O ponto alto da festa acontece no dia 27 de maio, com a tradicional coroação de Nossa Senhora, na Praça dos Romeiros, a partir das 19h. A imagem de Nossa Senhora das Graças e a coroa utilizadas na celebração são originais, as mesmas que chegaram de Paris diretamente para Canindé há mais de 100 anos.
O encerramento das celebrações, no dia 31 de maio, contará com a tradicional carreata que percorre as ruas da cidade e finaliza na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, com os momentos finais e hasteamento da bandeira. A expectativa é que mais de 3 mil veículos participem da carreata.
Em Canindé, as celebrações em louvor à Virgem Maria datam de 1910. É um mês especial para os devotos que se empenham em arrumar seus altares, rezar o terço e se preparar para a Coroação de Nossa Senhora.
“As ruas da cidade ganham uma decoração comemorativa, com bandeirinhas e arcos, além de uma caracterização especial, com crianças vestidas de anjos durante as procissões. É uma festa muito linda, que celebra a raiz do nosso povo”, conta Cirano Alysson, secretário paroquial e coordenador de liturgia da Paróquia de São Francisco das Chagas.
Economia local
O Maio Mariano de Canindé é uma festa centenária que só cresce a cada ano. Em 2023, o evento deve atrair mais de 45 mil pessoas e aquecer a economia local, incluindo comércios, hotéis e pousadas, que alcançam a capacidade máxima durante o período.
Turistas de todo o Brasil, especialmente do Nordeste, chegam em caravanas para acompanhar os festejos. Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão estão entre os principais estados de origem desses turistas.