O uso de anabolizantes para melhorar a aparência física é um tema recorrente e controverso. Muitas pessoas recorrem a essas substâncias sintéticas para atingir um corpo definido e musculoso em curto tempo, mas o uso delas pode trazer graves riscos à saúde. Diante disso, o Conselho Federal de Medicina proibiu, no último dia 11 de abril, a prescrição de esteroides androgênicos anabolizantes para fins estéticos.
Suzana Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), indica alternativas mais seguras e saudáveis para quem deseja melhorar sua forma física. De acordo com Suzana, o uso de suplementos alimentares, como whey protein, creatina e aminoácidos, aliado a uma alimentação saudável e equilibrada, é a melhor alternativa para auxiliar no desempenho e resultados dos exercícios físicos.
“Esses suplementos ajudam a aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho físico, mas sem os riscos associados ao uso de anabolizantes. No entanto, é importante ressaltar que o uso deles deve ser orientado por um profissional de saúde para evitar problemas”, recomenda a especialista.
Os anabolizantes são substâncias sintéticas que imitam a ação da testosterona, hormônio responsável pelo aumento da massa muscular e da força.
“Os efeitos colaterais podem incluir danos ao fígado, alterações no colesterol, aumento da pressão arterial, infertilidade, acne, calvície e até mesmo problemas cardíacos. Além disso, o seu uso pode ser viciante, levando as pessoas a aumentarem as doses e a utilizarem outras substâncias para maximizar os resultados”, alerta Suzana.