Mucuripe, um dos bairros históricos de Fortaleza, imortalizado na música homônima de Fagner Belchior, retratado em filmes, fotografias, livros e estudos, novamente tem lentes e imagens voltadas para onde as velas saem para pescar. Agora parte de sua história e cotidiano atual são o mote da websérie Mucuripe – Território de Memórias. Antes de chegar às plataformas digitais, a websérie documental será lançada em sessão especial no dia 29 de abril, às 14h, na Sala 2 do Cinema do Dragão, do Centro Cultural Dragão do Mar. Após a exibição, acontecerá bate-papo com os realizadores Diêgo di Paula (pesquisador) e Juliana Tavares (diretora). A sessão terá acessibilidade em Libras. A entrada é gratuita e retirada de ingressos no local.
Em seguida, às 16h, haverá apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde. O grupo originário da Região do Grande Mucuripe, iniciou em 2004, tendo o Mestre Marcos, o “Mateus”, como responsável pela condução do grupo. Anos depois, a Mestre Kátia Juliana, também iniciou na condução. O grupo possui um repertório vasto de apresentações pelo Brasil, tendo hoje cerca de 15 brincantes atuantes.
Mucuripe – Território de Memórias é uma obra audiovisual realizada pelo Acervo Mucuripe composta por três episódios: A Arte, A Pesca e A Educação Patrimonial. Esta é uma iniciativa relacionada à história, memória e museologia comunitária do recorte do Grande Mucuripe na cidade de Fortaleza (CE). A série tem direção da produtora cultural Juliana Tavares e pesquisa histórica por Diêgo di Paula, morador do bairro e idealizador do Acervo Mucuripe, que realiza pesquisa em torno da história e memória do local. O projeto também conta com a parceria na equipe de captação e edição de vídeo dos artistas Johnnathan Albano e Kiko Alves.
O lançamento compõe a programação de aniversário de 24 anos do Centro Cultural Dragão do Mar.
O projeto Mucuripe – Território de Memórias é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Lei nº 8.012 de 1º de abril de 2022.
FICHA TÉCNICA
Realização: Acervo Mucuripe
Direção: Juliana Tavares
Produção: Flutuante – Produtora Cultural
Pesquisa: Diêgo di Paula
Roteiro: Diêgo di Paula e Juliana Tavares (colaboração de Johnnathan Albano)
Direção de Fotografia: Johnnathan Albano
Design de som: Kiko Alves
Edição: Kiko Alves
Trilha sonora: Ayrton Pessoa
Design Gráfico: Suellem Cosme
Intérprete de Libras: Gracy Kelly
Assessoria de Imprensa: Joanice Sampaio
Agradecimentos: João Marçal Damasceno do Movimento Comunidade na Luta Dragões do Mar; Adair José “Zezim do Carvão” do Movimento Comunidade na Luta Dragões do Mar; Maria das Graças do Movimento Comunidade na Luta Dragões do Mar; Kátia Juliana do Reisado de Nossa Senhora da Saúde; Marcos Antonio do Reisado de Nossa Senhora da Saúde; Socorro Sousa do Reisado de Nossa Senhora da Saúde; Participantes da Trilha Urbana realizada pelo Acervo Mucuripe; Brincantes do Reisado de Nossa Senhora da Saúde; Jeissy Kelly Ferreira Cunha do Reisado de Nossa Senhora da Saúde; Escola de Ensino Médio Bárbara de Alencar; Raimunda Souza (Mundinha do Mucuripe) e Rivania Araujo
Serviço
Lançamento da Websérie Mucuripe – Território de Memórias
Cinema do Dragão
Sala 2
Dia 29 de abril
Horário: 14h – Exibição da websérie
16h – Apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Entrada gratuita
Retirada de ingressos no local
Gênero: documentário
Classificação: Livre
Acessibilidade em libras
Informações: @acervomucuripe / @flutuante.produtora