• qui. nov 21st, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Como a cirurgia ortognática pode ajudar na perda de peso? Especialista explica

A obesidade é um dos maiores problemas da sociedade, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – atualmente, mais de um bilhão de pessoas são consideradas obesas e estima-se que até 2050 mais 167 milhões de pessoas entrem na lista.

Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, o que pode levar a uma série de complicações de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, além de diminuir a qualidade de vida do indivíduo, lutar contra a obesidade não é uma tarefa fácil, mas cada vez mais a ciência tem apontado estratégias para combatê-la.

Segundo o artigo “O uso da cirurgia ortognática como início para um programa de perda de peso eficaz”, publicado recentemente pela revista científica “Contribuciones a las ciencias sociales” pelo cirurgião bucomaxilofacial Dr. Marcelo Galindo Soares, a nutricionista Dra. Daniele Sarpa e o doutor em odontologia Dr. Danilo Passeado Branco, os cuidados nutricionais no pós-cirúrgico da cirurgia ortognática ajudam a intensificar o emagrecimento.

A cirurgia ortognática é um procedimento que tem como objetivo reposicionar ou restaurar os ossos dos maxilares para possibilitar uma melhor qualidade de vida a pacientes que apresentam assimetria e anomalias na face, que causam, além dos prejuízos estéticos, problemas na mastigação, estalos e dores, para a realização da cirurgia também é necessária a realização de uma avaliação e acompanhamento nutricional.

Devido às restrições de dieta após a cirurgia […], a perda de peso é esperada no pós-operatório, em pacientes com excesso de peso selecionados, a perda de peso esperada pode potencializar o resultado de um programa de emagrecimento” Afirma o estudo.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Marcelo Galindo, autor do estudo, a avaliação nutricional é um processo importante para a realização da cirurgia ortognática.

Durante o pós-operatório é necessário que haja o acompanhamento nutricional, ele é fundamental para que o paciente consiga a ingestão calórica adequada e alimentação equilibrada mesmo com as restrições de dieta”.

O que foi demonstrado através do estudo de caso do paciente analisado pelo artigo, que foi submetido a uma cirurgia corretiva de mandíbula, é que esse processo de acompanhamento nutricional ajudou na perda de peso e IMC pela baixa ingestão de alimento e readequação de dieta durante o processo” Afirma Dr. Marcelo Galindo.

Além disso, o artigo também apontou que a melhora na autoestima do paciente após a realização da cirurgia impulsionou a força de vontade de manter uma alimentação saudável, iniciar e manter uma rotina de exercícios, o que converge para auxiliar na perda de peso.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *