• sex. set 20th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Como o uso de cocaína afeta o funcionamento do cérebro? Neurocientista explica

    O uso de substâncias psicoativas se tornou um grave problema da sociedade e da saúde pública, devido à sua enorme capacidade viciante, as drogas estão muito associadas a agressividade, compulsão, criminalidade e diversas condições psiquiátricas.

    Uma das drogas ilícitas mais usadas do mundo é a cocaína, ela é extraída das folhas de um arbusto e, há algum tempo era utilizada como estimulante em tônicos e algumas bebidas, hoje são um grande desafio para o poder público.

    Mas como essa substância outrora considerada uma substância meramente estimulante afeta o funcionamento do nosso cérebro? É isso que o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela em parceria com o médico psiquiatra, Dr. Francis Moreira da Silveira, se propõe a responder no artigo “A neurotoxicidade no transtorno por uso de substância psicoativa derivados de cocaína”, publicado pela Revista Científica Saúde e Tecnologia.

    Efeitos do uso de cocaína no cérebro

    O uso de substâncias psicoativas, como a cocaína e o crack – derivado da cocaína que permite que seja fumado são altamente viciantes e estimulantes devido à sua capacidade de estimular o Sistema Nervoso Central. Seus efeitos no organismo se iniciam cerca de 30 a 60 minutos após o uso e geram sensações de autoconfiança e gratificação, uma sensação de êxtase onde a autoestima está elevada, no entanto, com o declínio dos seus efeitos, todas essas sensações somem e dão lugar a um estado de ansiedade.

    A cocaína produz seus efeitos psicoativos e viciantes, principalmente, agindo sobre o sistema de  recompensa  do  cérebro […] Um  efeito  inicial  de  curto  prazo  devido  a  um  acúmulo  de  dopamina  neuroquímica  dá origem à euforia e um desejo de tomar a droga novamente […] A desregulação das vias de recompensa do  cérebro  está  associada  a  um  agravamento  drástico  de  comportamentos  de  procura  de  droga  e consumo”. Afirma o estudo.

    O uso de cocaína é um sistema cíclico que se retroalimenta e causa dependência rapidamente devido aos seus efeitos no sistema de recompensa do cérebro em contrabalanço com a ansiedade, essa “dança das cadeiras” faz com que surja a necessidade de usar a substância constantemente.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *