Estudantes da escola pública IEMA Zé Doca, na cidade de Zé Doca, Maranhão
Nesse primeiro período de Semifinais do Desafio Liga Jovem – maior competição de empreendedorismo e tecnologia do país -, 5 grupos de alunos do nordeste conquistaram vagas na final. Além do grupo Athenas, de estudantes de Aracaju (Sergipe), 2 equipes representaram municípios do interior de outros estados: equipe Caipora, de Erecê e equipe Marie Curie, de Barreiras (interior da Bahia). Mas o interior do Maranhão também foi representado. O grupo Pantera Negra, da cidade de Zé Doca, e o time Zettas de Formosa da Serra Negra estarão na final. Mais 3 finalistas foram de projetos desenvolvidos por estudantes do região sudeste: Rio de Janeiro (grupos Opennova e Refugia) e Campinas, SP (grupo Alfabetização em Braile). Entre hoje e amanhã, teremos mais 12 finalistas.
O Desafio Liga Jovem é realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro e as bancas aconteceram nesse dia 21, na Faculdade Sebrae. Mas ainda haverá mais 2 grupos de finalistas, a serem anunciados amanhã. No dia 22 continuam as bancas das semifinais na Faculdade Sebrae. Os 20 mais pontuados, entre hoje e amanhã, estarão no Bossa Summit (dias 23 e 24).
Conheça mais sobre os 8 finalistas
Alunos da Bahia
Composto por cinco estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal da Bahia, da cidade de Erecê, o projeto Caipora traz como eixo central do Meio ambiente. Trata-se de um projeto online para combater as queimadas. É conectado a brigadistas e apresenta três principais funcionalidades: monitoramento, segurança e praticidade.
Também com o tema Meio Ambiente, a equipe Marie Curie, da cidade de Barreiras e da escola Sesi Ignes Pitta de Almeida, apresenta o uso do Filtrante de moringa oleífera, uma alternativa viável e sustentável para o tratamento de água, com um fácil manuseio para os consumidores de baixo custo, para uso da população, principalmente para populações ribeirinhas.
Alunos do Maranhão
Pantera Negra é um projeto com foco em Educação, de estudantes da escola pública IEMA Zé Doca, na cidade de Zé Doca, Maranhão).
Zettas é um projeto tem o foco em alimentação, por meio da hidroponia. É da cidade de Formosa da Serra Negra, no Maranhão, de alunos da escola pública Anexo Porto Sibil
Alunos do Rio de Janeiro
O grupo Opennova, do Instituto Federal do RJ, da cidade de São Gonçalo, criou um aplicativo de linhas de crédito focado em atrair a atenção da Geração Z, priorizando a venda para influenciadores digitais.
Também da capital carioca, o grupo Refugia desenvolveu uma plataforma digital para artistas migrantes e refugiados passarem a vender sua arte em formato de NFTs.
Alunos de São Paulo
Vindos de Campinas, interior de São Paulo, o grupo Alfabetização em Braile criou um protótipo para ensinar braile a alunos cegos, com baixa visão, ou interessados em aprender o alfabeto para pessoas com deficiência visual.
Alunos de Sergipe
O grupo Athenas, de Aracaju (capital de Sergipe) desenvolveu um Market place para artesãos de todo o país, com a ideia de facilitar as vendas desse público e valorizar a cultura regional de cada canto do país.
Serviço
O quê: Semifinais do Desafio Liga Jovem – maior competição de empreendedorismo e tecnologia na escola do país
Quem participa: Cerca de 500 alunos e 90 professores educadores, vindos de 18 estados brasileiros, de todas as regiões do país. Eles farão pitches de 5 minutos apresentados a bancas de especialistas nas áreas de educação, tecnologia, empreendedorismo e comunicação
Quando: 21 e 22 de março, haverá 10 bancas de avaliação dos 100 projetos semifinalistas
Horário: das 8h30 às 18h
Onde: Faculdade Sebrae – Alameda Nothmann, 598 – Campos Elíseos, São Paulo.
OBS: As finais acontecem nos dias 23 e 24, de março, no Bossa Summit